Você está visualizando atualmente Programa de Inclusão Social do Senac qualifica moradores da Vila Izabel

dr ahirtonFabiana Martins tem 33 anos, é autônoma, mas morou durante nove anos em São Paulo, onde trabalhava como empregada. A vontade de estar perto da família foi maior e, em janeiro este ano, a jovem retornou a São Luís sem perspectiva de trabalho, mas com o sonho de abrir o próprio negócio. Foi com esse sonho que Fabiana logo soube que seria ministrado o curso de Auxiliar de Confeitaria na comunidade da Vila Izabel, onde reside com sua família, o que representou uma grande oportunidade de qualificação, e o melhor, de forma gratuita.

Na tarde da última sexta-feira, 15, ela e suas 21 companheiras de turma encerraram as atividades do curso ministrado pelo Senac, por meio do Programa de Inclusão Social da Instituição. Emocionada, Fabiana agradeceu a oportunidade de hoje ter uma renda e poder ajudar a família. “Minha maior preocupação era sair de São Paulo, vir para São Luís e ficar desempregada, mas confiei em Deus e assim que cheguei soube logo do curso e ainda tive dúvidas se iria conseguir me matricular, mas tudo deu certo”, afirmou. “Hoje eu já tenho encomenda de bolos, doces, tortas, o que está agregando uma renda extra para o salário da minha família, foi muito gratificante fazer este curso”, completou.

Durante a solenidade de encerramento do curso, o Diretor Regional do Senac, Ahirton Lopes, destacou o papel social da Instituição no trabalho desenvolvido nas comunidades. “É um contentamento muito grande, pois esperamos que esses cursos que promovemos na periferia possam despertar nas pessoas o interesse em obter uma renda”, disse. “Nossa realização só se completa se soubermos que todos estão ganhando dinheiro após uma qualificação do Senac”, ressaltou.

depoimento
Depoimento da aluna Fabiana Martins, acompanhado pelas colegas de turma

O curso teve início no dia 22 de abril, com duração de 240h, e possibilitou às alunas o conhecimento e técnicas na elaboração de massas fantásticas, pastas americanas com papel de arroz, sobremesas preparadas com bombons de chocolate, bem casados, naked cake, alfajor, bombons recheados, pirulitos de chocolate, bolos com renda de açúcar e glacê mármore, dentre outras guloseimas. A cozinha onde foram realizadas as atividades práticas foi doada pela empresa Vale SA, através de projeto elaborado pelo Clube de Mães da Vila Izabel, espaço destinado para a realização do curso.

Além do Diretor Regional do Senac, também estiveram presentes na solenidade o delegado do 1º Distrito Policial da Capital, Joviano Furtado; e a gerente da Unidade Móvel do Senac, Jesus Pereira; e a representante do Clube, Maria José Leite Morais. O delegado esteve presente a convite da Direção Regional do Senac, como forma de apresentar o trabalho desenvolvido pelo Programa de Inclusão Social da Instituição. Ainda este mês, por meio de uma parceria com as Secretarias de Estado da Saúde e de Segurança Pública, o Senac vai desenvolver o curso de “Preparo de Pães e Pizzas”, que pretende atender a 25 pessoas que já compõem o grupo em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas.

turma
O Diretor Regional do Senac, Ahirton Lopes; o delegado do 1º Distrito Policial da Capital, Joviano Furtado; e a gerente da Unidade Móvel do Senac, Jesus Pereira, entre alunas e instrutora do curso

Doces e Bolos preparados pela turma:

bolo

bolo2

mesa de doces