Você está visualizando atualmente Perspectiva Inclusiva é tema do VIII Fórum da Supervisão no Senac

Teve início ontem, 30, e foi encerrado hoje, 01, no Senac em São Luís, o VIII Fórum da Supervisão. Aprovado em 2010, o fórum ocorre duas vezes por ano e tem por finalidade oportunizar umDSCN1776 espaço de formação, discussões e alinhamentos das rotinas de trabalho das equipes de Supervisão Educacional do Senac, a fim de garantir a qualidade pedagógica dos serviços educacionais oferecidos pela Instituição. Neste ano o Fórum da Supervisão trouxe o tema: “Educação e Trabalho: uma perspectiva inclusiva”. Seu objetivo foi levar em discussão as relações entre educação e trabalho, na perspectiva da inclusão de pessoas com deficiência, com ênfase na Educação Profissional.

Para aprimorar a ação da Supervisão Educacional, foram abordados assuntos sobre a inclusão de pessoas com deficiência, no contexto da Educação Profissional, aprimoramento das competências de orientação ao docente no atendimento às pessoas com deficiência e sugestões de diretrizes institucionais para o atendimento de pessoas com deficiências em todas as unidades educacionais do Senac no Maranhão.

“A escolha desse tema foi em virtude da percepção da nossa equipe técnica pedagógica, que faz a orientação dos nossos docentes, sobre a necessidade de aprofundar conhecimentos nessa temática, de possibilitar mais estudos e leituras, dando possibilidade de orientar melhor os nossos professores em sala de aula, uma vez que estamos recebendo muitos alunos com deficiência física e intelectual”, ressaltou. “Nós sentimos dificuldade diante dessa demanda em ter um posicionamento profissional e mais assertivo, principalmente no que diz respeito à orientação dos nossos instrutores”, completou a Diretora de Educação Profissional do Senac, Daniela Nogueira.

A inclusão social é um termo amplo, utilizado em vários contextos que se referem a questões sociais variadas. De um modo geral, o termo é utilizado para citar a inserção de pessoas com algum tipo de deficiência na sociedade, escolas, faculdades e mercado de trabalho. O processo de inclusão social das pessoas com necessidades especiais tornou-se efetivo a partir da Declaração de Salamanca, em 1994, respaldada pela Convenção dos Direitos da Criança (1988) e da Declaração sobre Educação para Todos (1990).


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