Você está visualizando atualmente Projeto Integrador apresenta levantamento de perfis profissionais

IMPERATRIZ – Alunos do curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercados participaram do Projeto Integrador “Caminhos da Vida”, que buscou o entendimento de diferentes perfis de profissionais: os que estão inseridos no mercado de trabalho, autônomos, os que ocupam cargos nos chamados subemprego, e os catadores de resíduos no Lixão Municipal.

Para traçar esses perfis, foram feitos três levantamentos com aplicação de pesquisas para coleta de dados e posterior tabulação e análise dos resultados. Concomitantemente ao desenvolvimento das pesquisas, foi realizado um vídeo que retratou as precárias condições de trabalho aos quais os catadores de lixo são expostos e a perspectiva de vida que eles possuem devido ao baixo nível de instrução escolar, na maioria dos casos.

Por meio do projeto, os alunos puderam perceber a relevância que a qualificação profissional tem na construção de uma carreira. “Através deste evento pude perceber a importância da qualificação profissional para adquirir um bom trabalho e acesso a uma renda que garanta uma boa qualidade de vida”, ponderou o aluno Ygor Almeida Leite Silva. 

Na pesquisa, a turma entrevistou todos os ambulantes do setor Comercial Calçadão (totalizando 200 ambulantes) e puderam perceber que 51% deles nunca tiveram a carteira assinada e ao questionarem se eles mudariam para um local com mais estrutura para trabalhar, 71% afirmou o desejo em mudar. Dentre os entrevistados, apenas 15% possuíam mais de 55 anos e a maioria (43%) só completou o ensino fundamental, enquanto 3% conseguiu concluir o ensino superior. Em relação ao planejamento para a aposentadoria, somente 22% paga INSS.

Após a entrevista com os ambulantes, a abordagem prosseguiu com 100 lojistas para avaliação da opinião a respeito da atuação dos vendedores. Na avaliação de 79%, os ambulantes não atrapalham no faturamento das lojas e 65% é contra a saída dos vendedores do calçadão.

Segundo os alunos, a experiência foi válida não apenas para traçar um perfil das pessoas que estão no mercado de trabalho ou desejando se inserir, mas para ver na prática como funciona o processo de pesquisa e a análise de dados.