Você está visualizando atualmente Parceria com Tribunal de Justiça e SEJAP inicia curso de qualificação para apenados

DR AHIRTONQualificar, possibilitando a inclusão de apenados ao mercado de trabalho e ao convívio social. Com esse objetivo, o Senac no Maranhão, em parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão e Secretaria de Administração Penitenciária do Estado, deu início na tarde de hoje, 12, na Escola de Gestão Penitenciária (Egepen), à realização dos cursos gratuitos de Técnicas Administrativas e Comportamento e Postura no Trabalho. Com carga horária de 20h, os cursos serão oferecidos a 50 condenados à prestação de serviço à comunidade.

Presente na ocasião, o Diretor Regional do Senac, Ahirton Lopes, destacou a importância da parceria. “Estamos muito animados e dispostos a realizar este trabalho, que nada mais é do que papel do Senac enquanto Instituição de qualificação profissional. Nós acreditamos na ressocialização e nos disponibilizamos para ofertar outros cursos e de maior duração aos apenados”, afirmou.

A proposta de criação desse documento partiu da ideia de qualificar os condenados, cujos processos são de competência da 2ª Vara de Execuções Penais – VEP que, em sua maioria, não tiveram acesso a essa qualificação e precisam ser encaminhados ao mercado de trabalho. As aulas acontecem no turno vespertino na própria Egepen.

O juiz titular da 2ª VEP e coordenador substituto da Unidade de Monitoramento, Acompanhamento, Aperfeiçoamento e Fiscalização do Sistema Carcerário, Fernando Mendonça, acredita que os beneficiários do curso possuem condições de ingressar em uma carreira profissional. “É uma satisfação e alegria ter o Senac como parceiro e espero que todos os participantes desses cursos aproveitem o máximo, pois é apenas o começo de uma grande caminhada”, declarou.

Para o ex-presidiário W.C.V. e agora aluno do curso de Técnicas Administrativas, a parceria é uma oportunidade de começar de novo. “Pretendo ter minha própria profissão e até mesmo administrar minha própria empresa”, disse, animado.

Também estiveram presentes na ocasião o secretário de administração penitenciária do Estado, Murilo Andrade; e o juiz do Tribunal de Justiça do Maranhão, Douglas de Melo Martins.

público
Alguns dos apenados participaram da aula inaugural
autoridades
Da esquerda para a direita: o Diretor Regional do Senac, Ahirton Lopes; O juiz titular da 2ª VEP e coordenador substituto da Unidade de Monitoramento, Acompanhamento, Aperfeiçoamento e Fiscalização do Sistema Carcerário, Fernando Mendonça; o secretário de administração penitenciária do Estado, Murilo Andrade; e o juiz do Tribunal de Justiça do Maranhão, Douglas de Melo Martins