Você está visualizando atualmente O uso das sacolas plásticas x meio ambiente

sacolas_plasticas_0

Ser sustentável nos dias hoje significa ter bom senso ético e moral em favor do meio ambiente. O uso das sacolas plásticas por exemplo, pode fazer toda a diferença na sociedade. Para isso, é necessário refletir no impacto que as mesmas podem causar, se utilizadas em quantidade maiores.

Em São Paulo, o uso e a venda das sacolinhas nos supermercados serão banidas até o dia 05 de fevereiro. Tudo isso porque o material usado na fabricação tem gerado consequências para o meio ambiente. A lei 15.374/11, que trata da proibição da distribuição de sacolas plásticas a consumidores no comércio de São Paulo, não tinha sido regulamentada pela prefeitura. Entretanto, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) publicou em novembro de 2014 um acórdão que declara a constitucionalidade da lei.

Segundo o instrutor do curso Técnico em Meio Ambiente do Senac no Maranhão, Edésio Menezes, a ação é um início de mudanças reeducativas no Brasil, que ajudará na diminuição dos impactos que o homem oferece ao meio em que vive. “São atitudes como estas que ajudarão na conscientização, não só de São Paulo, mas também, de todo o país”, destacou.

No lugar das sacolas comuns, entra uma embalagem de cor verde, e material de origem vegetal que, obrigatoriamente, só pode ser reutilizada para coleta seletiva. “As sacolas biodegradáveis diminuirá a poluição do meio ambiente devido à sua composição química, e também à sua decomposição em tempo menor, se comparado com as comuns, trazendo menos impacto”, finalizou o instrutor.

Curiosidades

Antes mesmo de ser inventado, o plástico já existia na natureza. A palavra plástico – derivada do grego plastikos, flexível – define qualquer material capaz de ser modelado com calor ou pressão para criar outros objetos. Assim, resinas de certas árvores conhecidas desde a antiguidade são consideradas plásticos naturais, bem como o marfim, moldado desde o século XVII. Já o plástico artificial surgiu com a contribuição de vários inventores, cada um deles obtendo um pequeno avanço. Em 1839, o americano Charles Goodyear (1800-1860) criou o processo de vulcanização da borracha, que transformava o material natural em um produto mais resistente às mudanças de temperatura. Décadas depois, em 1870, o americano John Wesley Hyatt (1837-1920) produziu celuloide a partir da celulose das plantas. O material era usado, por exemplo, para substituir o marfim na produção de bolas de bilhar.

Dicas

Levar a sacola na hora das compras. Não importa se a quantidade não é suficiente, pelo menos, boa parte das sacolas destinadas a isso não serão utilizadas;

Ecobag’s ou sacolas de feira. Elas são feitas de matérias resistentes e podem ser utilizadas por muito tempo;

Se precisar transportar um grande número de compras, é aconselhável optar pelo uso das caixas de papelão.