Você está visualizando atualmente Instrutor alerta sobre o uso correto dos extintores de incêndio

extintorCuidado e atenção são essenciais para a segurança no ambiente de trabalho. Para isso, é necessário ter uma manutenção periódica nos equipamentos que serão utilizados durante a prevenção contra os acidentes. O extintor, item utilizado no combate de incêndios, é um exemplo de equipamento indispensável nas empresas e instituições.

Na última quinta-feira, 01, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da resolução 333 de 06 de novembro de 2009, passou a fiscalizar os extintores dos automóveis. O modelo exigido agora pela lei é chamado de ABC porque controla incêndio produzido por diversos tipos de materiais, além de tecido e madeira. Antes, os veículos podiam ser equipados também com extintores do tipo BC, recomendado para materiais como líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos. O ABC, além destes, também é capaz de combater incêndios em madeira e tecidos, materiais comuns em carros.

Segundo Carlos Eduardo, instrutor do curso Técnico em Segurança do Trabalho do Senac, é necessário ter alguns cuidados ao utilizar qualquer tipo de extintor, seja ele em carros ou empresas. “O uso incorreto do extintor pode causar maiores danos em uma situação de incêndio, pois a utilização de uma classe errada pode aumentar as chamas”, destacou. “Ter um treinamento é de suma importância antes e após da utilização do equipamento”, finalizou.

O instrutor informou sobre as classes de incêndio, que são divididas em:

A – Materiais sólidos fibrosos, tais como: madeira, papel, tecido, etc. que se caracterizam por deixar, após a queima, resíduos como carvão e cinza. Essa classe de incêndios deve ser combatida com extintores de H2O ou de Espuma;

B – Líquidos e gases inflamáveis, ou em sólidos que se liquefazem para entrar em combustão: gasolina, GLP, parafina, etc. Neste caso não se pode usar extintores à base de água;

C – Equipamentos elétricos energizados: motores, geradores, cabos, etc. Extintores de pó químico e de Gases são os permitidos para esse tipo de incêndio.

Tipos de extintores:

Extintor H2O: água na forma líquida (jato ou neblina)

Extintor à base de Espuma: espuma mecânica

Extintor de Gases e vapores inertes: gás carbônico (CO2), nitrogênio, vapor de água

Extintor Pó químico: bicarbonato de sódio