Você está visualizando atualmente Jovens recebem orientações sobre “Voto Consciente” nas eleições

palestraDurante toda a tarde de hoje, 28, os alunos dos cursos do Programa de Aprendizagem Comercial do Senac/MA participaram da palestra “Aprendiz: Eleitor Consciente”, ministrada pelo chefe de sessão de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do TRE, Egídio Carvalho, no auditório da Instituição. A palestra orientou sobre a importância do voto para a cidadania e faz parte do projeto “Voto Jovem na Escola”, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE.

Durante a palestra foram abordados pontos significantes para esclarecer os questionamentos dos alunos presentes como histórico da Justiça Eleitoral, pontos positivos da utilização do voto biométrico, direitos e deveres do eleitor, sistema operacional usado nas urnas, consequências do voto nulo, entre outros. “A realização do projeto foi uma excelente escolha para os alunos do Senac/MA, pois obter orientações sobre o voto consciente desperta o interesse sobre a importância das eleições na formação do cidadão”, destacou o Diretor Regional do Senac/MA, Ahirton Lopes, durante a abertura do evento.

Através da palestra, o TRE, em parceria com as escolas estaduais, municipais e privadas, orienta os jovens que irão exercer a cidadania pela primeira vez. Tudo isso para esclarecer as dúvidas que os jovens eleitores têm na hora da escolha e votação no período das eleições. “Levamos esta palestra até as instituições educadoras no intuito de despertar a cidadania em cada eleitor, que na maioria das vezes são jovens que irão votar pela primeira vez”, destacou o palestrante e chefe de sessão de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do TRE, Egídio Carvalho.

A ocasião oportunizou ao público presente, uma outra visão sobre o processo que antecede os dias das eleições. É o caso de Murilo Henrique (15), aluno do curso de Aprendizagem Comercial em Serviços de Supermercados, que antes mesmo de votar já se preocupa em agir com padrões corretos de acordo com a Justiça. “Nestas eleições não tenho idade permitida para votar, mas a palestra foi de grande valia para o meu conhecimento a respeito das eleições”, frisou. “E poder saber que no nosso país tem um dos sistemas eleitorais mais seguros me faz perceber que um voto consciente faz toda a diferença”, completou.

Segundo a Comissão de Responsabilidade Social do TRE, com a chegada do voto biométrico as eleições no Brasil se tornaram mais seguras, evitando as fraudes que existiam quando o voto era feito em papel. Estiveram presentes na ocasião o Diretor Regional  do Senac/MA, José Ahirton Batista Lopes; o gerente da Divisão Técnica em exercício, José Alexandre Silveira Júnior; a coordenadora do Posto Avançado de Educação Profissional de São Luís, Jacksiane Mendonça; o gerente do Centro de Educação Profissional de São Luís, Leonardo Castro; a coordenadora de Educação e Desenvolvimento do TRE, Carla Rego, e instrutores.

aprendizes
Aprendizes atentos às informações da Palestra “Aprendiz: Eleitor Consciente”
diretor
O Diretor Regional, Ahirton Lopes, esteve presente no evento e deixou sua mensagem aos aprendizes presentes