Você está visualizando atualmente Jovens do Programa de Aprendizagem lançam coleção de livros sobre acessibilidade

BALSAS – Duas turmas do curso de Serviços em Vendas do Programa de Aprendizagem do Senac em Balsas colocaram em prática a atividade de escritores e, após realização do Projeto Integrador, decidiram lançar uma coleção de livros intitulada “Atendimento Show”, sob a orientação da instrutora de gestão da unidade, Maria Carla Nogueira. O resultado da obra foi apresentado a outros jovens aprendizes e à equipe de servidores do Posto Avançado do Senac durante evento de lançamento, realizado na manhã de segunda-feira, 14, momento que foi prestigiado também pelo Diretor Regional do Senac, Ahirton Lopes, e pela diretora de Educação Profissional, Daniela Nogueira.

De acordo com a instrutora que orientou os alunos, Maria Carla Nogueira, o tema do Projeto Integrador que iniciou o desenvolvimento dos livros foi “Atendimento às necessidades dos clientes”, e possibilitou aos jovens a realização de estudos, pesquisas, entrevistas, visitas e atividades de campo a fim de conhecer a realidade profissional do atendente e repositor. “Foi apenas o pontapé inicial para que os alunos olhassem para o atendimento preferencial como ferramenta de trabalho e a partir desse olhar, fizessem entrevistas em empresas do comércio de Balsas, tanto empresas privadas como públicas e trouxessem para sala de aula essas vivências, transformando em relatos que se tornaram as histórias da coleção “Atendimento Show”, destacou. 

Os livretos contam as histórias de “Maria e o seu supercachorro”, “Manoel, um eterno sonhador”, “João, o menino valente”, “Ana, a mãe de todos”, e “Jorge, o jovem sorridente”. Cada história reflete uma homenagem feita pelos aprendizes aos clientes preferenciais e prioritários que conheceram durante as práticas propostas pela instrutora e que também necessitam de atenção e respeito. Por meio do projeto, o aprendiz tem a oportunidade de assumir seu papel de protagonista na sala de aula, à medida que desenvolve as competências necessárias à sua formação profissional e aprende a conviver com pessoas de diferentes gerações, etnias, orientações sexuais, credos, gêneros e linguagens.

Para a jovem aprendiz, Celeste Fialho, a experiência foi fundamental para sua vida pessoal e profissional. “Gostei mais de conhecer a realidade de pessoas que tem necessidade, de poder e tentar ajudar aquelas pessoas que não tem facilidade de serem atendidas no comércio, e nós como jovens temos que estar prontos pra atender a essas pessoas”, declarou. “Tenho certeza que o mercado vai olhar paro nosso currículo de uma forma diferente”, completou.

O Diretor Regional do Senac no Maranhão, Ahirton Lopes, deixou sua mensagem de otimismo aos jovens. “É uma satisfação enorme estar aqui com vocês, pois sabemos que é só o começo. Mesmo que não sejam escritores, esse interesse demonstrado por vocês em conseguir esse trabalho, essa obra, valoriza o futuro profissional de vocês, pois é assim que começa, então espero que alguns cresçam nessa área e sejam escritores, mas cresçam principalmente na área que desejam atuar”, recomendou.

Livros produzidos pelos jovens aprendizes
As turmas do Programa de Aprendizagem entre os gestores do Senac