Você está visualizando atualmente Instrutores participam de projeto sobre inclusão de pessoas com deficiência

1A questão da inclusão é uma temática que necessita estar em constante discussão, tendo em vista o aumento significativo de alunos com deficiência que acreditam no Senac como uma oportunidade de profissionalização e inserção no mundo do trabalho. A Instituição, por meio da equipe de supervisão educacional da Unidade Móvel, promoveu no último dia 10, no auditório do Senac em São Luís, uma das etapas do projeto “Um olhar sobre a prática pedagógica”, que proporcionou conhecimentos sobre integração social e o desenvolvimento de competências baseadas no atual mundo do trabalho.

O encontro iniciou com uma mensagem da gerente da Unidade Móvel do Senac, Jesus Pereira, seguida de breve apresentação da equipe de supervisão educacional da Instituição, instrutores e demais convidados. A abertura contou ainda com a presença da diretora de Educação Profissional em exercício, Maria Claudinete Souza, que destacou o tema e os objetivos do evento.

Na ocasião, os professores formaram grupos de acordo com os cartões com símbolos de deficiência (intelectual, auditiva, visual, e física), recebido no início do encontro, para uma posterior simulação de situação de aprendizagem, demonstrando a inclusão de um aluno com deficiência. Esta atividade ficou sob a orientação, coordenação e acompanhamento da equipe da supervisão educacional. Em seguida, foi apresentado um vídeo com relatos de três alunas com deficiência; duas do curso de Aprendizagem Comercial em Serviços de Comércio e uma do curso de Costureiro, desenvolvido pelo Programa de Inclusão Social do Senac.

A supervisora educacional da Unidade Móvel, Nathallya Matos, declara que o encontro abordou o tema da inclusão de pessoas com deficiência com o objetivo de preparar o Senac, 3cada vez mais, para receber alunos com diversos tipos de deficiências. “Estar sempre buscando conhecimentos é necessário para realizar um melhor atendimento e comodidade à esses alunos, temos muitos professores que ainda não vivenciaram situações com alunos com deficiência em sala de aula, mas a qualquer momento pode acontecer. Cada vez mais cresce a demanda de pessoas com deficiências que buscam qualificação, então essa discussão é muito necessária”, disse.

“A inclusão é algo que já se fala muito, mas a gente não para muito para pensar e refletir sobre o tema, e hoje eu sei que não vou entrar na sala de aula já sabendo lidar totalmente com uma pessoa com deficiência, mas vou saber me relacionar melhor com essa pessoa, compreender e buscar atendê-la na medida do possível, eu acredito que isso é o mais importante”, afirmou Luís Henrique Silva Nogueira, instrutor do Restaurante Escola.

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