Você está visualizando atualmente Senac participa do Encontro de Chefs do Maranhão

SÃO LUÍS – Teve início ontem, 28, e prossegue até amanhã, 30, o Encontro de Chefs do Maranhão (Enchefs-MA), evento voltado para a valorização da gastronomia, dos profissionais da culinária e do intercâmbio cultural, e que conta com a participação do Senac. Na abertura, que aconteceu no Grand São Luís Hotel, a professora e pesquisadora, Linda Rodrigues, da Universidade Federal do Maranhão, mediou um debate sobre gastronomia e turismo. Dando prosseguimento à programação, no Restaurante Escola do Senac, aconteceu um concurso de panificação para amadores.

Uma das concorrentes, a Roselande de Cantanhede Lopes, falou um pouco da sua alegria em participar da disputa que precisava ressaltar ingredientes nativos da região. “Eu escolhi o pão de jambo para minha criação e o recheio será com doce de espécie. Mesmo que eu não seja a selecionada para ir para a final em Fortaleza, já estou muito feliz em participar e poder mostrar um pouco do meu trabalho”, contou. A jurada, Fernanda Moreno, renomada chef confeiteira da cidade, comentou sua satisfação em poder participar no evento. “Recebi com muita alegria o convite para participar do Enchefs e ratifico a extrema importância do evento para a valorização da culinária maranhense, principalmente no sentido de buscar e incentivar uma gastronomia inédita, que ressalte os nossos ingredientes. Espero que essa seja uma oportunidade para abrir a mente dos nossos culinaristas e cozinheiros e que abra portas também para a evolução da nossa gastronomia”, afirmou.

Abertura do Enchefs

Durante os três dias, os interessados poderão acompanhar debates, preparos de receitas ao vivo por chefs locais e convidados de várias partes de Brasil, rodas de conversa e a premiação dos cozinheiros selecionados em três modalidades diferentes. O instrutor e chef do Restaurante Escola do Senac, Júnior Lisboa, que participará na modalidade profissional, concorrerá com um prato de sua autoria que trará a receita do filé de pescada ao molho de cupuaçu, polenta de cuxá, pérolas de sagu e molho de bacuri. 

O objetivo do concurso é incentivar o estudo e a pesquisa de insumos característicos de cada Estado, resgatar hábitos e costumes tradicionais, aperfeiçoar técnicas e difundir o conhecimento. O tema escolhido para este ano foi “Maranhão: Inédito e Sustentável”, em que a proposta é a criação de uma receita utilizando, pelo menos, um ingrediente maranhense e/ou uma nova leitura de algum prato tradicional da culinária local. Uma das juradas, a chef de Belém, Ângela Sicilia, especialista em cozinha Ítalo-Amazônica, ressaltou a importância do Enchefs para propagar a gastronomia, incentivar o turismo e principalmente para divulgar os ingredientes locais. “O evento aqui em São Luís é substancial para apresentar essa riqueza de sabores e produtos que vocês possuem e fazer com que as pessoas conheçam. Esse ano é um marco pela proporção tomada. É um divisor de águas para o Maranhão”, disse. Nesta primeira etapa, são selecionados três candidatos para representar o Maranhão no Prêmio Nacional DÓLMÃ, maior premiação na área da gastronomia no Brasil, que este ano acontecerá no Ceará. A seleção das vagas acontece de formas diferentes: o primeiro será indicado pelo vencedor da edição do ano passado, o Chef Junior Ayoub; o segundo, pela votação popular na FanPage do evento; e o terceiro pelo Concurso Gastronômico Profissional Enchefs. 

Júnior Ayoub com as juradas Ângela Sicilia e Fernanda Moreno, conversam com candidatas antes do concurso.
A Chef formada pela Le Cordon Bleu Peru, Ângela Sicilia, passa instruções aos participantes.

A Associação Maranhense de Artesãos Culinários (AMAC), que promove a organização do Enchefs no Maranhão, foi destacada pelo chef Júnior Lisboa ao falar da reverberação que o encontro vem trazendo para o cenário gastronômico local. “Nunca houve uma união tão grande dos profissionais da área para trabalhar o segmento como agora. Nos propomos a descobrir novos ingredientes que o Maranhão pode oferecer e em como utilizá-los em receitas para divulgar nossa gastronomia, mostrando a essência das raízes da nossa culinária”, ratificou.

A gerente do Restaurante Escola do Senac, Gabriela Vasconcellos, falou de como é interessante para a Instituição firmar parcerias com eventos desse porte. “Esta é uma maneira de divulgar o nosso principal objetivo que é a qualificação profissional na área da gastronomia. Os nossos alunos estão participando como coadjuvantes, como ajudantes e desse modo eles podem observar grandes profissionais trabalhando, além de gerar uma motivação para a futura atuação desses estudantes, tendo boas práticas como exemplo”, ponderou. 

Gabriela Vasconcellos, gerente do Restaurante Escola do Senac, e Ângela Sicilia, conversam sobre a importância do evento para o Maranhão.