Você está visualizando atualmente III Senac Mulher D’Mais acontece em Caxias

mulherCom o objetivo de reconhecer os diversos tipos de violência sofrida pelas mulheres em diferentes espaços e classes sociais, e identificar as dificuldades vivenciadas na hora de denunciar os casos de violência, o Senac em Caxias desenvolveu, por mais um ano, o Projeto Mulher D’Mais. O evento contou com apresentação teatral, palestra e paródia musical em homenagem às mulheres.

Ao todo, 127 alunos dos cursos de Aprendizagem Comercial em Serviços de Vendas, Aprendizagem Comercial em Serviços Administrativos, Editor Gráfico, Recepcionista, Cabeleireiro Assistente e Práticas Administrativas participaram da terceira edição do projeto. As turmas apresentaram peças e paródias com o tema em questão.

A palestra principal do evento, com o título “A mão que afaga é a mesma que apedreja”, foi ministrada pela Juíza Marcela Lobo, lotada na 5ª Vara da Comarca de Caxias. Durante a palestra, foram enfatizados diversos tipos de violência sofrida pela mulher, e um mapa de âmbito nacional sobre o quadro atual de violência contra as mulheres no Brasil foi apresentado aos presentes.palestra

Segundo a juíza palestrante, a ideia é trazer à reflexão dos jovens e de suas famílias a necessidade de abordar de uma forma mais positiva e respeitosa a posição da mulher na sociedade, viabilizando a construção de uma relação mais saudável. “Acredito que a principal mudança trazida pela Lei Maria da Penha foi a conscientização sobre a necessidade de um debate, pois antes a violência contra a mulher era algo sentido e percebido pela sociedade de uma forma diferente de como é percebida atualmente”, destacou. A palestra explicou ainda sobre a Lei do Feminicídio, sancionada em 2015, e que colocou a morte de mulheres no rol de crimes hediondos, diminuindo a tolerância nesses casos.

“A turma estudou com profundidade os tipos de violência para colocar em prática nas apresentações. É uma lei muito importante e mundialmente reconhecida, portanto foi fundamental o debate sobre o assunto”, explicou a instrutora Lívia Vilarinho.

encenacao
Encenação teatral
DSCN7788
Equipe pedagógica envolvida no evento