Você está visualizando atualmente Sucesso na III Mostra da Aprendizagem do Senac

A III Mostra da Aprendizagem do Senac movimentou as unidades de São Luís, Imperatriz, Santa Inês, Caxias, Timon e Balsas. Ao todo, foram apresentados 45 projetos, todos fundamentados em princípios como sustentabilidade, desenvolvimento econômico, empreendedorismo e inovações tecnológicas. Além dos alunos do Programa de Aprendizagem, participaram do projeto empresários, instrutores, servidores da Instituição e comunidade em geral.

Em São Luís, as ações foram pautadas, entre outros critérios, em garantir métodos de inclusão para pessoas analfabetas, acessibilidade para os deficientes visuais e responsabilidade social. No Senac em Imperatriz, os produtos incluíram preparação para o mercado de trabalho, logística e processos administrativos. Já em Santa Inês, o diferencial foi a inclusão de pessoas surdas enquanto consumidoras, utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

As unidades de Caxias, Timon e Balsas também não ficaram atrás na elaboração dos trabalhos. Em Caxias, um dos assuntos abordados foi o marketing, explorando a criatividade dos aprendizes e o potencial de vendas dos produtos inovadores. Na cidade de Timon, o foco esteve na criação de plataformas digitais e aplicativos, voltadas para o comércio e atendimento. Os aprendizes de Balsas abordaram a consciência social, pautando o exercício do senso crítico e cidadania dos participantes.

A Diretora de Educação Profissional do Senac, Daniela Nogueira, avalia de forma positiva a execução da mostra em mais um ano, por atingir os objetivos propostos de “oportunizar para esses alunos um espaço para apresentarem seus trabalhos e a desenvolverem competências profissionais que são pertinentes, entre elas autonomia, poder de liderança, empreendedorismo, construção de conhecimento, trabalho em equipe e divisão de tarefas”. Segundo ela, a realização do projeto se torna enriquecedora, tanto para o Senac, enquanto instituição de ensino, quanto aos alunos.