Você está visualizando atualmente I Olhar sobre a Prática Pedagógica aborda saúde emocional
Durante palestra no “I Olhar sobre a Prática Pedagógica”, servidores são orientados sobre as ferramentas de trabalho disponíveis. Foto: Supervisão Pedagógica do Senac em Caxias.

CAXIAS – “Estabelecer e manter a saúde emocional é uma forma de se tornar uma pessoa equilibrada e ciente do próprio potencial”, pontou o instrutor Leonardo Ferreira durante o “I Olhar sobre a Prática Pedagógica”, que aconteceu no Senac em Caxias, como forma de estimular os participantes a uma vida, profissional e pessoal, saudável.

Quando se fala sobre saúde, as pessoas logo pensam em saúde física, porém, ela não é a única que deve ser levada em consideração. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde pode ser dividida em física, mental e social, isso significa que ser saudável é manter o equilíbrio entre essas três áreas.

A saúde emocional integra a área mental e, zelar por ela, pode se tornar um desafio. Por isso, é importante perceber sua importância para o funcionamento do corpo e da mente, uma vez que o desequilíbrio de suas funções pode levar ao esgotamento mental. “Falar sobre a inteligência emocional permite que tenhamos um autoconhecimento, ou seja, que identifiquemos nossas habilidades e limitações, isso é fundamental para que o instrutor desenvolva competências facilitando assim a construção do conhecimento e o desenvolvimento das práxis”, enfatizou o supervisor pedagógico da unidade, Valdmilson Milhomem.

Aproximadamente 20 pessoas, dentre servidores, gerência e supervisão, participaram do “I Olhar sobre a Prática Pedagógica”. Foto: Supervisão Pedagógica do Senac em Caxias.

O encontro pedagógico  que reuniu instrutores, supervisão pedagógica e a gerente do Senac em Caxias, Rosilene Bonfim, teve como objetivo sensibilizar os participantes para a necessidade do cuidado com a saúde emocional, haja vista que estabelecer e manter a saúde emocional é uma forma de se tornar uma pessoa mais ciente do seu próprio potencial.

“Estabelecer e manter a saúde emocional é uma forma de se tornar uma pessoa equilibrada e ciente do próprio potencial. De forma dinâmica e criativa, a realização do evento possibilitou uma sensibilização sobre o tema, de modo que, ao identificarmos nossas habilidades e limitações, poderemos ampliar competências facilitando a construção do conhecimento e da aprendizagem”, ressaltou o instrutor Leonardo Ferreira.

Como forma de colaborar para o desenvolvimento mental e físico dos servidores, foram realizados alguns movimentos simples de exercícios, mas que proporcionam diversos benefícios à saúde. Os instrutores tiveram um momento de relaxamento com a terapeuta convidada, Elaine Luciana de Coelho da Silva, através de exercícios da yoga, com movimentos leves e que envolviam a respiração, ressaltando as vantagens que a yoga proporciona.