Você está visualizando atualmente Encontro pedagógico destaca envolvimento entre instrutor e aluno na construção do conhecimento

CAXIAS – A prática educacional vem sofrendo grandes transformações nos processos de ensino-aprendizagem, com reflexos na prática pedagógica. Esse novo contexto atribuído à hegemonia capitalista, promoveu diversas mudanças na sociedade e nas formas de relacionamento humano, requerendo para tanto novas competências e habilidades, surgindo assim novas necessidades, e uma nova relação entre instrutores e alunos, dentro e fora da sala de aula. Diante disso, o Senac realizou o I Olhar Sobre a Prática Pedagógica na unidade de Caxias, com o tema “A visão empreendedora do docente na educação profissional”. O encontro teve como objetivo orientar os instrutores quanto à necessidade de ter uma visão de negócios, estimulando a rematrícula e captação de novos alunos.  

O evento iniciou com acolhida dos participantes a partir de uma Dinâmica do Cumprimento, posteriormente foram elencados os objetivos e proposta referente ao encontro com a elaboração do Contrato de Convivência e das atividades desenvolvidas. Participaram do evento instrutores contratados e vinculados ao Senac, os supervisores educacionais Ângela Santos e Valdmilson Milhomem, e a gerente do Senac em Caxias, Rosilene Bonfim.

“A participação do I Olhar Sobre a Prática Pedagógica nos possibilitou analisar a percepção e vivências enquanto instrutores e o nosso papel na vida do aluno. O professor enquanto pesquisador não deve concentrar-se apenas na produção do conhecimento, mas também se colocar em contato com o aluno visando novas metodologias que proporcionem a formulação de uma posição autêntica e independente fundamentada no desenvolvimento e na capacidade de observar e questionar a realidade, visando novas formas de aperfeiçoar continuamente o processo de conhecimento”, declarou a instrutora Kamilla Rocha.

“O cenário atual, cada vez mais competitivo e com constantes mudanças, exige novas posturas, principalmente quando é preciso vencer as barreiras da economia e do mercado de trabalho. E nós enquanto instrutores, devemos ser também empreendedores, nos tornando profissionais dispostos a inovar e a aliar habilidades e conhecimentos à tecnologia e a meios de comunicação e interação com as redes sociais. O evento nos despertou motivação e entusiasmo que são fundamentais para o desenvolvimento de competências dos nossos alunos, com foco na qualificação profissional”, disse a instrutora Stephany Soares.

“O encontro teve como foco o envolvimento entre instrutor e aluno na construção do conhecimento, como uma prática que proporcione não apenas a busca por novos conhecimentos através da qualificação profissional, mas a orientação dos docentes quanto à necessidade de ter uma visão de negócios, estimulando a rematrícula e a captação de novos alunos ”, declarou o supervisor educacional Valdmilson Milhomem.