Você está visualizando atualmente I Festival de Vídeo de Bolso movimenta Senac

DSCN9013Com o objetivo de estimular a produção audiovisual, o I Festival de Vídeo de Bolso foi desenvolvido com a temática ‘Liberdade de Expressão’ pelos alunos do curso de Técnico em Produção de Áudio e Vídeo do Senac, juntamente com o instrutor e radialista Robson Júnior. Houve abertura para inscrições de vídeos e uma premiação, que ocorreu na tarde de ontem (30), no auditório da Instituição. Ao todo, 26 vídeos foram inscritos que concorreram a prêmios como ingressos para shows e headfones.

“Você já filmou alguma coisa inusitada hoje?”. Essa foi a chamada para as inscrições nas categorias Documentário (registro da realidade) e Experimental (livre). As turmas do turno vespertino e do matutino participaram da competição e desenvolveram produções levando em consideração os critérios de avaliação: originalidade, criatividade, qualidades técnica e artística e características da linguagem cinematográfica (direção, roteiro, fotografia).

Lúcio Silva, estudante do curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo, e idealizador do projeto, explica que levou a proposta para a turma e para o instrutor, que receberam a ideia com muito entusiasmo. “O objetivo maior é fomentar a produção de baixo custo, com ênfase na questão de que todos tem uma câmera hoje em dia, então todos podem ser cineastas”, disse. Segundo Lúcio, a turma pretende realizar o festival a cada semestre e abrir inscrições para que o público externo também possa participar.

A premiação

DSCN9009
Banca avaliadora votou nos dois melhores vídeos, a terceira colocação ficou por conta do público

O julgamento e a entrega dos prêmios ocorreram após a exibição de todas as 26 produções para o público e avaliação da banca, formada por Érica da Cunha(Estudante do curso Técnico de Segurança do Trabalho), Tainara Serra (Designer), Gilberto Mineiro (Jornalista) e Gleyson Azevedo (Jornalista e documentarista). O evento contou com o apoio da Radical Surf, Rádio Difusora FM, Extra e Super Calçados.

O primeiro colocado foi o filme “João e Maria”, produzido com um celular e que fala sobre uma mulher que tira proveito de um homem, através de dinheiro. O aluno e autor do vídeo recebeu como premiação entradas para um show cultural e um headfone.

A segunda colocação foi para um vídeo que exibe cantigas de roda que embalam a infância como trilha sonora de um olhar social sobre a periferia, intitulado “Cantiga de Roda”, gravado também com celular. O autor recebeu um headfone e brindes da Radical Surf.

O terceiro colocado, “Sementes”, foi selecionado por meio de júri popular. “Meu vídeo é uma ficção que fala de como um gesto de humildade pode reconciliar as pessoas, eles são sementes da alma”, explicou Gomes, autor do vídeo. O material foi produzido por meio de uma câmera fotográfica e o prêmio também foi um headfone e brindes da Radical Surf.

DSCN9024