Você está visualizando atualmente Evento desperta habilidade e competências nos alunos do Senac em Caxias

CAXIAS – Observando o contexto atual da busca constante pelo aperfeiçoamento dos processos educativos e percebendo a necessidade de aliar educação à inovação, criatividade e modernização na sala de aula, o Senac realizou a I Mostra de Aprendizagem. O objetivo foi aliar teoria e prática, possibilitando o desenvolvimento da pesquisa e da problematização em sala de aula, despertando a curiosidade e o interesse do aluno para transformar o estudante em sujeito da aprendizagem, além de possibilitar que ele desenvolva habilidades e competências específicas.

O evento foi iniciado com a palestra “Atitudes Empreendedoras e de Inovação”, ministrada pelos instrutores Jean Magalhães e Francyane Barradas, que apresentaram o empreendedorismo como a criação de algo novo a partir da identificação de uma oportunidade. O segundo dia contou com a apresentação de diversas atividades desenvolvidas pelos alunos das turmas de Aprendizagem em Serviços de Vendas e Aprendizagem em Serviços Administrativos, que participaram de gincana com provas relacionadas a empreendedorismo, inovação, mundo do trabalho e sustentabilidade. Na oportunidade, foi apresentado um “Show de Talentos”, com dramatização sobre o tema “Atendimento sem Preconceitos”, e em seguida, houve o relato com exposição sobre a história da primeira empresa comercial de Caxias. Os alunos também apresentaram soluções para evitar o uso excessivo de papel nas empresas, seguido de uma exposição de Jogos sobre Vendas e Atividades Administrativas, além de paródias relacionadas à sustentabilidade.

“O desenvolvimento da I Mostra da Aprendizagem proporcionou a transformação do estudante em sujeito da aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e competências específicas nesse contexto, objetivando analisar, através dessa atividade prática, a construção do conhecimento do aluno e proporcionando a ele uma visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados”, declarou o supervisor educacional, Valdmilson Milhomem.

Durante todo o evento, foram arrecadados alimentos não-perecíveis pelos alunos das turmas do Programa de Aprendizagem, que, ao final, doaram a representantes de entidades filantrópicas da cidade. “A mostra foi de suma importância para os alunos e instrutores da Instituição, tendo em vista as oportunidades que foram disponibilizadas para demonstração de atitudes empreendedoras de inovação”, disse o instrutor Jean Magalhães.