Você está visualizando atualmente Grupo de canadenses participa de aula-show sobre gastronomia no Senac
preparo
Spencer Lauing, 17 anos, colocou a mão na massa e aprendeu a fazer a torta de camarão

Para conhecer a cultura maranhense e agregar conhecimento na área de gastronomia, uma turma de 05 estudantes do Canadá esteve, durante toda a manhã da última quarta-feira, 18, no Espaço Gourmet do Senac no Maranhão. A visita à Instituição, realizada por meio de uma parceria da Instituição com a agência de intercâmbio e turismo Via Mundo, pelo segundo ano consecutivo, foi conduzida pela coordenadora pedagógica do Restaurante Escola, Terezinha Smith, e pela chefe de cozinha do Senac, Lígia França.

Durante a visita, o Diretor Regional do Senac, Ahirton Lopes, recepcionou os alunos e deu as boas vindas aos jovens intercambistas. “Sintam-se à vontade para conhecer um pouco da nossa gastronomia”, declarou. Após a recepção, os canadenses participaram de uma aula-show, ministrada pela instrutora e chefe de cozinha do Restaurante Senac, Lígia Regina França.

A aula destacou as origens do cuxá, – comida típica maranhense preparada com a folha de vinagreira – bem como história e lendas que envolvem a hortaliça utilizada para o preparo da iguaria. O arroz de cuxá foi preparado na hora, bem como a torta de camarão, filé ao molho madeira e torta de bacuri, todos os pratos elaborados pela turma de canadenses, sob a orientação da chefe Lígia.

Spencer Lauing, 17 anos, colocou a mão na massa e aprendeu a fazer a torta de camarão. “Foi maravilhoso, pois aqui é usado um estilo diferente de cozinhar, o que é muito bom, pois percebi o quanto a comida é gostosa”, elogiou. “A torta de camarão, com certeza é o prato mais interessante, já que o camarão daqui é menor e mais seco, bem diferente do camarão canadense”, completou.

arroz de cuxá
A aula destacou as origens do cuxá, – comida típica maranhense preparada com a folha de vinagreira – bem como história e lendas que envolvem a hortaliça utilizada para o preparo da iguaria

Na atividade, os alunos montaram saladas e anotaram as receitas demonstradas, sempre interessados em saber os ingredientes que mais se aproximavam dos que estavam sendo utilizados, já que no Canadá não possui a folha de vinagreira, por exemplo, necessária para o preparo do cuxá.

Os cinco jovens intercambistas e os dois líderes/professores são da Província Nova Scotia, localizada em PortWilliams, no Condado King’s County. Eles são alunos da HortonSchool, tem entre 17 e 18 anos, e participam do Programa School to School, criada pelo governo canadense para possibilitar o intercâmbio entre as duas culturas.

O grupo está em São Luís desde o dia 13 de março e retorna ao Canadá nesta segunda, 23. Durante a permanência na capital maranhense, os canadenses participaram de aulas de dança, surf, pintura em tela, e de atividades esportivas, capoeira, além de visita ao Centro Histórico.

equipe reunida
Durante a visita, o Diretor Regional do Senac, Ahirton Lopes, recepcionou os alunos e deu as boas vindas aos jovens intercambistas. Na foto, a coordenadora pedagógica do Restaurante Escola, Terezinha Smith; a coordenadora do Núcleo de Idiomas, Ana Cláudia Marques; a gerente da Divisão Técnica, Daniela Nogueira; a chefe de Cozinha, Lígia França; e o Diretor Regional entre o grupo de canadenses