Você está visualizando atualmente Feira de Negócios Sustentáveis reúne aprendizes em Imperatriz
Durante a Feira de Negócios Sustentáveis, aprendiz faz exibição de Sabão Caseiro produzido durante as aulas. Foto: Supervisão Pedagógica do Senac em Imperatriz.

IMPERATRIZ – Recriar produtos a partir da consciência sustentável foi o caminho escolhido pelos alunos da turma de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços e Operações Logísticas durante a Feira de Negócios Sustentáveis, que aconteceu em Imperatriz (MA), no Shopping Tocantins, das 8h às 18h.

Durante o evento, a temática foi abordada de modo muito diversificado. Os aprendizes utilizaram materiais recicláveis desde a decoração do ambiente até a própria exposição desses objetos reaproveitados. Foi o caso dos Puff’s produzidos com garrafas pet e os pallets que serviram de composição para decorar a feira.

Todo o processo de reaproveitamento dos descartáveis gerou nos alunos um senso crítico quanto à percepção de um ambiente mais saudável para se viver. A ação ocorreu em consonância com os empresários de Imperatriz onde, por meio de uma logística reversa, tantos os consumidores, quanto os empresários deveriam ter uma responsabilidade, bem como um compromisso em relação ao destino dos resíduos.

“A ação permitiu aos jovens que refletissem sobre o impacto da importância do aproveitamento dos materiais recicláveis no desenvolvimento de produtos e uso da logística reversa, tendo um papel importante na construção de uma efetiva mobilização sobre os possíveis negócios que podem surgir. Atribuindo um desenvolvimento sustentável e empreendedor aos alunos”, ressaltou o instrutor do curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços e Operações Logísticas, José de Ribamar Maia.  

Reutilizando garrafas, aprendizes exibem resultados daquilo que produziram em sala de aula. Foto: Supervisão Pedagógica do Senac em Imperatriz.

O evento reuniu mais de 80 alunos que, através do conhecimento adquirido em sala de aula, conseguiram colocar em prática todo a experiência adquirida. É o que relatou o aluno do curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços e Operações Logísticas, Evanilsson da Silva Gomes. “Durante a feira foi possível evidenciar a importância de colocar em prática todo o conhecimento visto em sala de aula, pois em vários momentos, rememorávamos a dificuldade que todo empreendedor encontra no início de trabalho. Como exemplo, a dificuldade em conquistar seus primeiros clientes”, disse.

Mais que colocar em prática a teoria adquirida em sala de aula, os alunos absorveram um conhecimento que perpassa as salas de aula e os qualifica para vida, através uma consciência mais sustentável.