Você está visualizando atualmente Exposições, bazar, game e dramatizações finalizam a I Mostra de Aprendizagem

SÃO LUÍS – O último dia da I Mostra de Aprendizagem, 22, foi marcado por uma programação repleta de atividades. Os alunos do curso de Aprendizagem em Serviços de Supermercados desenvolveram exposição de uma maquete com toda a estrutura de um galpão comercial para o recebimento de mercadorias. Para completar o conteúdo exposto, foi entregue um Manual Prático de Recebimento acompanhado por uma explicação sobre as fases: entrega de materiais, conferência quantitativa, conferência qualitativa e regularização. “O trabalho consiste em demonstrar ao público como funciona e são realizadas cada uma dessas fases, desde a entrada de materiais até a regularização, e mostrar como isso acontece no dia a dia de uma pessoa quando vai à feira ou ao supermercado”, afirmou o instrutor Jonas Corrêa. A turma ressaltou outro ponto que merece atenção nesse processo: a segurança do trabalhador. “Nosso intuito foi também o de apresentar a importância do uso dos equipamentos de proteção individual, já que muitos acidentes acontecem pela ausência do uso desse equipamento”, destacou o aluno Francisco Watanabe.

Alunos apresentam o manual prático de recebimento.
Turma de Aprendizagem Comercial em Serviços de Supermercados.
Alunos explicam o processo de recebimento por meio de maquete.

O evento contou com um Bazar Solidário, em que a turma envolvida exercitou o conteúdo adquirido em sala de aula. “Esse bazar tem o objetivo de mostrar e colocar em prática o que eles aprenderam em todas as unidades, como a competência logística, estrutura organizacional, manutenção de estoque, atendimento e vendas. Toda a renda será revertida para o Hospital do Câncer Aldenora Bello”, falou a instrutora Elissandra Bandeira. “Essa atividade foi desenvolvida com base nos conhecimentos teóricos sobre supermercados. Utilizamos a técnica de organização dos produtos e disposição dos preços. Além disso, vamos ajudar uma instituição com o dinheiro arrecadado que será doado”, declarou a aluna Kevila Leles Barbosa.

Alunos desfilam para divulgar as roupas disponíveis no Bazar Solidário.

Usando a criatividade e humor, os alunos de Aprendizagem em Serviços de Supermercados e Serviços Comerciais apresentaram uma paródia de um programa televisivo que eles intitularam de “Poucas Horas”. O assunto em pauta foi a logística reversa que, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, é um “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial para reaproveitamento em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”. A turma interagiu com a plateia por meio de um quiz, participou de entrevistas com os convidados e cantou junto com os artistas participantes. “A gente aprendeu a importância da logística reversa para a sociedade e a serventia de materiais que seriam descartados e podem ser reutilizados para originar novos objetos. Inclusive, estamos pensando em fazer um posto de coleta para reciclar os materiais porque aprendemos também a fazer acessórios como carteiras e luminárias”, explicou a aluna Camila Nunes Corrêa.

Programa Poucas Horas faz paródia de personagens.

Por meio de um jogo, a turma de Aprendizagem em Serviços Administrativos convidou o público para vivenciar a pressão do mercado de trabalho através do “Game – Departamentos Administrativos”. O participante passava por etapas com perguntas e enquanto era questionado, pessoas tentavam desconcentrá-lo, simulando as dificuldades encontradas em um processo seletivo para emprego. Se obtivesse êxito, passando por todas as eliminatórias, era encaminhado ao que os alunos chamaram de “Céu”, espaço em que era contratado e tinha sua carteira de trabalho assinada. “O game tem o objetivo de simular a pressão e a dinâmica do mercado de trabalho. Ele nos exige capacitação, conhecimento amplo sobre a empresa e saber trabalhar em equipe”, argumentou a aluna Luíza Amorim.

Participante em meio ao questionário .
Alunos recebem participantes aprovados em todas as etapas do Game para explicar como funciona a contratação.

A Mostra abordou também um projeto sobre aquaponia, que é um sistema de cultivo que une a piscicultura (cultivo de peixes) e a hidroponia (cultivos de plantas sem o uso de solo, com as raízes submersas na água). A turma se destacou no evento e levou o primeiro lugar na competição.

Equipe vencedora da I Mostra de Aprendizagem.