Você está visualizando atualmente Encontro Pedagógico no Senac em Caxias aborda a inclusão nas salas de aula

O Senac em Caxias realizou o 4º encontro do Olhar sobre a Prática Pedagógica apresentando o tema ‘Os desafios da Inclusão Social de pessoas com Deficiência na Educação Profissional’. Participaram do encontro 22 instrutores dos diferentes eixos tecnológicos de educação profissional, com o objetivo de desenvolver competências para reconhecer a importância dos desafios, discuti-los na inclusão social e apropriarem-se de diferentes estratégias metodológicas mediante situações problemas envolvendo pessoas com diferentes tipos de deficiência.

DSCN5954

Nomeando como indicadores de aprendizagem o modo como os instrutores relacionam o tema com as ações vivenciadas em sala de aula, foram levados exemplos de situações – problemas em que se pode trabalhar com pessoas com deficiência e socializam experiências com metodologia de inclusão em uma perspectiva do modelo de competências adotado pelo Senac, no qual o ensino deve ser feito com a maior qualidade possível.

Como parte ilustrativa do evento, houve a sensibilização por meio do vídeo “Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”, em seguida foi realizada uma discussão sobre o vídeo exposto, na qual os instrutores expuseram suas ideias com inferências por parte da supervisão. Posteriormente, foi sugerida a divisão da turma em grupos de quatro pessoas, onde cada grupo recebeu uma imagem com situações abrangendo pessoas com diversos tipos de deficiências. Cada grupo listou através da mesma imagem ocasiões adequadas e inadequadas de inclusão, relacionando com a sala de aula e o mundo do trabalho.

DSCN5925

Segundo a gerente da unidade, Rosilene Bonfim, discutir essa temática contribui para tornar o trabalho dos instrutores mais didático e positivo para a instituição. “O encontro foi de grande valor e significância para todo o corpo docente, uma vez que boa parte dos instrutores já experienciaram situações de pessoas com deficiência em sala de aula”, explicou.