Você está visualizando atualmente Economia solidária inova em tempos de crise

Economia Solidária, jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Para explanar sobre a temática, a turma de Assistente Administrativo do Senac em São Luís realizou, através do projeto integrador, um jornal social para as turmas de Técnico em Enfermagem, Técnico em Serviços de Condomínio e Técnico em Transações Imobiliárias. O evento contou com a presença da supervisora educacional Nathalia Melo Carvalho, e da instrutora Adriana Santos da Silva.20160609_201754

O Jornal Social trabalhou as marcas formativas e o desenvolvimento das competências de cada aluno. Realizado de forma dinâmica, o trabalho foi apresentado ao público, que acompanhou as estratégias de como “driblar” a crise em nos dias de hoje, através da economia solidária. A economia solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como nova alternativa de geração de trabalho, renda e inclusão social, e compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.

O tema apresentado é, portanto, um conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizadas sob a forma da autogestão. Com a atividade, os alunos refletiram e levaram para seu dia a dia a questão da sustentabilidade, algo muito vivido e discutido nas empresas de diversos setores. “Todos os alunos fizeram e tiveram um papel importante no projeto, levando como ponto de superação o trabalho coletivo”, afirmou a instrutora do curso, Adriana da Silva.

02

03