Você está visualizando atualmente Turma de Organizador de Eventos comemora Dia do Nordestino com evento cultural

Comemorado dia 08 de  outubro, o Dia do Nordestino é uma data que foi instituída em 2009, em homenagem ao centenário do nascimento do poeta Patativa do Assaré.  O Senac/MA, por meio do Restaurante Escola, como forma de parabenizar os quase 47 milhões de habitantes do Nordeste neste dia, realizou na tarde de hoje, 09, uma exposição da culinária e costumes nordestinos, através da turma do curso de Organizador de Eventos. A exposição aconteceu das 15h às 17h no espaço físico da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.

A exposição fez parte do encerramento do componente curricular “Introdução ao Mundo do Trabalho”,  ministrado pela instrutora Valdênia Maria Dias. “Ter o Maranhão como referência na culinária nordestina foi uma oportunidade de unir o útil ao agradável nesta data que se comemora o Dia do Nordestino”, destacou a instrutora. A turma, composta por 12 alunos, trouxe um pouco das tradições do Maranhão através das comidas típicas, folclore, roupas e indumentárias da região.

Durante as aulas, o Senac/MA qualifica os alunos para atuarem nas organizações de festas, eventos, aniversários, casamentos, entre outros. “Hoje sou autônomo e tenho minha própria empresa de eventos graças aos cursos oferecidos pelo Senac/MA”, ressaltou Raul Neves, aluno da turma. “Já fiz vários cursos na Instituição, e isso foi o pontapé inicial para minha qualificação e crescimento da minha empresa, que já está no mercado há 5 anos, e será beneficiada com os conhecimentos que estou aprendendo aqui”, finalizou.

A data que se comemora o Dia do Nordestino ainda faz uma homenagem ao Catulo da Paixão Cearense, maranhense que compôs a música “Luar do Sertão”. Na ocasião, os alunos expuseram cardápios e bebidas típicas da região como arroz de cuxá, suco de bacuri, camarão e vatapá. O curso de Organizador de Eventos é oferecido pelo Programa Senac de Gratuidade – PSG.

Pratos típicos da região nordeste.

 

Representando o folclore do Maranhão, exposição do Bumba-meu-boi (símbolo típico da região)
Exposição das indumentárias e bonecos que representam a cultura nordestina.
Alunos do curso de Organizador de Eventos ao lado da instrutora, Valdênia Maria.