Você está visualizando atualmente Halloween é comemorado no Senac do Maranhão

siteO dia 31 de outubro é comemorado em todos os países de língua anglo-saxônico o Dia do Halloween. No Brasil, a data festiva é conhecida como Dia das Bruxas, dia em que os brasileiros se despertam de forma lúdica, para comemorar a cultura americana. Como forma de aglomerar conhecimentos e técnicas da língua inglesa, o Núcleo de Idiomas do Senac no Maranhão realizou na tarde desta sexta-feira, 31, o projeto “Trick or Treat – Halloween Celebration”, 15h às 18h.

Os alunos dos cursos de inglês e espanhol se caracterizaram com diversas fantasias que representam o Dia do Halloween. Bruxas, fantasmas, personagens populares americanos foram representados pelos alunos que passearam por toda a Instituição fazendo a brincadeira “trick or treat” com os servidores. A brincadeira consiste em elaborar perguntas em inglês aos entrevistados, afim de que os mesmos respondam na mesma língua. Como prêmio, os servidores foram presenteados com balas e doces.

“O projeto possibilita aos alunos situações de aprendizagem significativas e contextualizadas que dialoguem com os aspectos formais da língua, afim de expandir horizontes, vivenciando aspectos culturais e sociais dos países das línguas estudas”, destacou a coordenadora do Núcleo de Idiomas, Ana Cláudia Marques. Durante a ocasião, os alunos fizeram apresentações artísticas para comemorar a data. No final do evento houve a escolha da melhor fantasia apresentada.

Curiosidades

A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditava que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas, entre outros. Por ser uma festa pagã, foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

dr
O Diretor Regional, Ahirton Lopes, também participou da atividade
alunos
Alguns dos alunos fantasiados durante a atividade