Você está visualizando atualmente Dia do Cozinheiro é celebrado com Roda de Conversa no Senac
?????????????

Há sete mil anos, logo após o homem adquirir meios seguros de obter e dominar o fogo, surgia uma arte essencial para a sobrevivência humana: Cozinhar. Esta técnica teria sido o primeiro ofício exclusivo dos seres humanos. A atividade originou-se com o Homo Erectus, entre eles, já existia a especialização no preparo dos alimentos, como comprovam utensílios encontrados perto de fósseis da época. Desde então, a prática foi se tornando cada vez mais comum, há relatos que na Mesopotâmia por volta de 3.000 a.C. havia requintados banquetes à corte.

Atualmente, o cozinheiro é o profissional que organiza, coordena e controla as atividades que se desenrolam na cozinha. Ele precisa planejar e organizar a produção de refeições diárias como banquetes, elaborar cardápios e controlar estoques. Como toda profissão, o cozinheiro também possui uma data especial. O dia 10 de maio foi escolhido para homenagear esses grandes artistas da culinária e para comemorar esta data, o Restaurante Escola realizou, em seu Piano Bar, uma Roda de Conversa com os alunos do curso de Cozinheiro e Auxiliar de Cozinha, juntamente com instrutores e profissionais da área da gastronomia.

O evento contou com a participação de  Wadih Aboud, coordenador do curso de Gastronomia da Universidade CEUMA; e dos instrutores do Restaurante Escola, Raimundo Rodrigues, Francisco das Chagas Lima e Roberth Aurélio Fonseca.  Durante a comemoração, foi ministrada a palestra “A formação e a valorização do profissional da cozinha”, que abordou a necessidade de formação do profissional por completo, capaz de atender às necessidades de um público consumidor exigente, que busca a experiência gastronômica em um contexto de criatividade, desde a elaboração do cardápio, composição e apresentação dos pratos, até a associação com outras áreas de serviços e hospitalidade. Ao final da roda de conversa, foram sorteados livros da área de gastronomia entre os alunos participantes.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Restaurante Escola, Terezinha Smith, o evento reuniu profissionais renomados da área gastronômica em uma roda de conversa descontraída e objetiva, e contou com a participação efetiva dos alunos. “Esse contato direto com profissionais do mercado proporcionou uma troca de experiências e vivências muito enriquecedora, estimulando os nossos alunos a investirem ainda mais na profissão de cozinheiro e a valorizarem seus estudos para o exercício de suas competências”. Declarou.

FOTO 3
Alunos atentos à palestra

Hoje, no Brasil, a gastronomia vive um momento efervescente. Ao longo das últimas duas décadas, o cenário gastronômico nacional se transformou completamente. A mudança mais sensível, e que serviu de mola propulsora para todas as outras, foi, justamente, a profissionalização do setor. Começou, timidamente, com a chegada de chefes estrangeiros no começo dos anos 80, fortaleceu-se com a abertura das importações no começo dos anos 90 e consolidou-se com a fundação da Associação Brasileira da Alta Gastronomia – ABAGA, em 1995, cujo empenho, desde o início, embasou-se em dois pilares complementares, a formação e a valorização do profissional da cozinha.

 

Wadih Aboud
Wadih Aboud – Coordenador do curso de Gastronomia da Universidade CEUMA

Sorteio de livros na área de Gastronomia:

Chef Reginaldo

 

Entrega de livro

 

Prof Francisco