Você está visualizando atualmente Culinária e cultura são temas escolhidos para Projeto Integrador na Carreta Escola

BARREIRINHAS – Dia 14, quinta-feira, no salão paroquial São Vicente, os alunos da Carreta-Escola de Turismo e Hotelaria do Senac realizaram o Projeto Integrador “Resgatando a Culinária e a Cultura Barreirinhense”. O evento, que foi organizado pela instrutora Andreia Marinho e pelas turmas de Auxiliar de Cozinha e Salgadeiro – com o suporte da Secretaria de Cultura e Turismo de Barreirinhas – teve como objetivo enaltecer as peculiaridades locais e proporcionar a interdisciplinaridade entre os temas abordados durante o curso.

A estratégia de ensino do Projeto Integrador é de gerar conhecimento prático para os alunos e uma visão holística de todos os conteúdos presentes na estrutura curricular. Ao todo, 37 alunos se empenharam em apresentar um trabalho que pudesse refletir todo o aprendizado alcançado para um público que contou com a presença do prefeito municipal, Albérico Filho; da secretária de Cultura e Turismo, Virlene Sandoval Camargo Leal; da chefe de Capacitação de Recursos Humanos, Elisandra Batista; do assessor técnico da Secretaria de Cultura e Turismo, Mailson Bizerra Santos; do diretor de Departamento de Turismo, Raurício Barbosa; e do gestor de Projeto do SEBRAE, Leonardo Oliveira. 

Na programação do evento, houve uma exposição sobre a cultura e a culinária de Barreirinhas, degustação dos pratos típicos do município, e uma oficina sobre reaproveitamento de fibras de buriti e sementes de juçara – plantas típicas da região. “É a forma dos alunos integralizarem seus conhecimentos adquiridos através do cursos oferecidos pela unidade do Senac. É assim que temos que fazer, profissionalizar para oferecer uma mão-de-obra qualificada para atender não só os turistas, mas os próprios moradores da região, a marca do governo é levar uma qualidade de vida melhor aos nossos cidadãos”, afirmou o prefeito de Barreirinhas, Albérico Filho.

Na oportunidade, a plateia pode experimentar pratos regionais como arroz de toucinho com torta de caranguejo acompanhado de feijão verde, arroz de pequi com galinha caipira e pirão, baião de dois ao leite de coco com peixe serra escabeche; presenciar manifestações culturais a exemplo da dança do São Gonçalo e conhecer a história do hino da cidade. “Os cursos de Auxiliar de Cozinha e Salgadeiro, pautados pelo Modelo Pedagógico do Senac, visam formar integralmente o aluno através de situações de aprendizagem que desenvolvem competências e evidenciam as Marcas Formativas. O projeto integrador é o aluno aprender fazendo, colocando em prática os diferentes elementos de competências previstos no perfil profissional dos cursos. Ver alunos autônomos, seguros nas preparações culinárias e vivenciando situações práticas que terão no mercado de trabalho é significativo para nós, instrutores da Carreta-Escola”, disse a instrutora, Andreia Marinho.