Você está visualizando atualmente Posto Avançado de Balsas realiza aula inaugural pelo Pronatec – Brasil Maior

3Na última segunda-feira, 15, a coordenadora do Posto Avançado de Educação Profissional em Balsas, Acilina Coelho, participou de uma aula inaugural na Usina Agro Serra. Ao todo, 41 servidores da empresa iniciaram os cursos de Porteiro e Vigia e Auxiliar Administrativo, oferecidos em parceria com o Senac/MA, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec – Brasil Maior). O Pronatec Brasil Maior é um programa de formação e qualificação profissional do Governo Federal. O mapeamento da demanda por qualificação profissional é realizada pelo Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio, junto às empresas e associações representativas do setor produtivo.

As aulas são ministradas no turno noturno nas salas de treinamento do Complexo Agroindustrial, localizado no município de São Raimundo das Mangabeiras. As capacitações atendem às necessidades da Política de Plano de Cargos e Salários do Complexo Agroindustrial e proporcionam aos colaboradores o desenvolvimento de competências e a melhoria do desempenho profissional.

Acilina Coelho ressaltou a importância da parceria para a qualificação dos profissionais da região. “Embora os servidores da Usina já tenham uma profissão, é importante sempre buscar aperfeiçoamento, para que possam ter uma visão mais crítica do mundo. As vagas para os cursos foram totalmente preenchidas, de forma que outra turma do curso de Auxiliar Administrativo será disponibilizada para os servidores”, acrescenta.

A Usina Agro Serra está localizada no município de São Raimundo das Mangabeiras, a 120km de Balsas. A usina é o maior complexo agroindustrial do maranhão e o primeiro na produção de cana de açúcar, para a produção do etanol. São 29.000 hectares cultivados, distribuídos entre cana-de-açúcar e outras culturas, em regime de rotação, numa média de 20.000 hectares com cana e 9.000 hectares com soja, resultando em uma produção média de 1.300.000 toneladas de cana e 24.000 toneladas de soja por safra.

A coordenadora do Posto Avançado de Balsas na aula inaugural
A coordenadora do Posto Avançado de Balsas, Acilina Coelho (centro), durante a aula inaugural