Você está visualizando atualmente Etapa regional seleciona candidatos para as Competições Senac de Educação Profissional
Durante instruções sobre quais os procedimentos os competidores deveriam fazer, o instrutor Aldo Martins informa sobre a quantidade de tempo disponível para cada prova e pergunta sobre possíveis dúvidas entre os candidatos. Foto: Assessoria de Comunicação, Marketing e Evento (ASCME).

SÃO LUÍS – Ânimos a flor da pele, técnicas precisas e um olhar avaliador apurado. Foi dessa forma que na última terça-feira, 09, no Restaurante-Escola do Senac, candidatos a representarem o Maranhão nas Competições Senac de Educação Profissional 2019, na etapa regional, estiveram envolvidos. A etapa reuniu 15 inscritos e uma seleção que resultou em cinco candidatos na ocupação de Serviços de Restaurante.

Esses sentimentos partilhados entre os novos competidores são os mesmos expressados por aqueles que encararam outras competições das quais o Senac fez parte. Para o primeiro competidor representante da Instituição em 1995 na cidade de Salvador – BA, no Concurso Nacional do Senac e hoje Maître do Restaurante Escola, Edson Pereira, participar dessas atividades lhe permitiram crescer profissionalmente e demostraram a importância que o Senac tem em sua vida ao acompanhá-lo desde seus 19 anos – quando participou do concurso – até se tornar servidor do Senac.

“Tenho o hábito de dizer que o Senac é tudo em minha vida. O primeiro concurso que participei em 1995, eu tinha 19 anos e foi uma experiência maravilhosa. Eu era aluno da Instituição e fiquei entre os três melhores colocados dentre os sete que competiram comigo no, então chamado, Concurso Nacional do Senac. Hoje, eu sou Maître no Restaurante Senac e tenho gratidão por todas as oportunidades que me foram dadas”, agradeceu.  

Esta experiência adquirida por alunos e hoje servidores, motivaram outras pessoas a participarem das Competições Senac de Educação Profissional. Para o medalhista de bronze no ano de 2018 e hoje servidor do Restaurante Escola, Apolo Campos, as competições lhe trouxeram um avanço em sua vida profissional e uma oportunidade singular.

“As competições me trouxeram uma experiência que me acrescentou profissionalmente. Me abriu portas e hoje faço parte do quadro de funcionários do Senac. Sei que não foi fácil passar por tudo aquilo, mas se há uma vontade de ganhar as Competições, é preciso ter foco. Hoje desejo ao ganhador desta seletiva regional determinação que tudo vai dar certo”, disse.  

Se valendo de prova escrita, entrevistas e, por último, prova prática, entre os dias 02 e 09 deste mês, a modalidade regional das Competições Senac de Educação Profissional na ocupação de Serviço de Restaurante, selecionou cinco alunos para a última etapa: Thainá Cavalcante, 19; Rômulo Almeida, 19; Maurício Pereira, 20; Pâmela Da Conceição, 18; e Karen Ferreira, 18; durante mais de quatro horas de provas.

No primeiro momento, os cinco competidores visitaram o local da prova prática, recebendo instruções sobre o que iriam realizar no preparo de coquetéis, na organização para o serviço tipo banquete, jantar fino ou casual (mise-en-place), além de tarefas individuais.

Os competidores tiveram uma média de 30 minutos para cada atividade desenvolvida entre uma prova e outra, momento que pretendia avaliar o desempenho técnico durante a prova. Entre as dobras de guardanapos, familiarização e identificação de destilados, bem como a preparação de coquetéis clássicos e mise-en-place, os competidores tiveram que demonstrar habilidades e inovação.

Da esquerda para a direita, maître do Restaurante Escola, Edson Pereira; assessora de programas especiais, Maria Leuda de Oliveira Lima; competidores Romulo Almeida, Maurício Pereira, Pâmela da Conceição, Karen Ferreira, Thainá Cavalcante; instrutor Aldo Martins, Matheus Lobato e Karine de Melo. Foto: Assessoria de Comunicação, Marketing e Evento (ASCME).

“As competições trazem para a seleção alunos egressos do curso de Garçom, que passaram por instruções e possuem conhecimento e habilidades adquiridas durante as aulas, por meio do recurso disposto pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG). Os competidores participam de um evento que denota responsabilidade e o comprometimento da Instituição com a formação profissional deles”, acrescentou a assessora de programas especiais do Senac, Maria Leuda de Oliveira Lima.

O resultado final da etapa regional das Competições Senac de Educação Profissional foi divulgado quinta-feira, 11, com a seleção de Rômulo Almeida, que atingiu a pontuação de 65,07 pontos, e Pâmela da Conceição, com 63,10. Ambos os selecionados serão treinados simultaneamente afim de que em breve realizem outra competição entre si a fim de identificar quem será o representante do Maranhão no evento nacional.

Para saber sobre os outros competidores Senac de Educação Profissional em anos anteriores, clique aqui.