Você está visualizando atualmente Bebida típica do Maranhão é tema de palestra para alunos de Garçom  

DSCN2669Em homenagem ao Dia do Garçom, comemorado em 11 de agosto, o Restaurante Escola do Senac promoveu a palestra “Da raiz da terra para o mundo: a tiquira como produto inovador”, ministrada pelo diretor comercial da empresa Tiquira Brasil, Alberto José. A palestra objetivou mostrar aos alunos a história de uma bebida tipicamente maranhense, despertando a curiosidade por uma das bebidas que vem conquistando o mundo.

A origem da tiquira é dada nas tribos indígenas, onde índios produziam e consumiam em ocasiões especiais um vinho produzido a partir da fermentação da mandioca denominado de Cauim. Após a chegada dos alambiques trazidos pelos colonizadores, o Cauim tornou-se mosto, outro tipo de bebida, fermentado através de beijus, que, destilado, transformou-se em tiquira.

Para proporcionar a degustação de uma tiquira com sabor e identidade que caracterizam a aguardente originalmente brasileira, foi desenvolvida a Tiquira Guaaja, fruto de um projeto criado desde 2012 no Maranhão, pela empresa Tiquira Brasil. Fabricada com alto padrão de qualidade, a Tiquira Guaaja tem como objetivo conquistar os paladares mais apurados e encantar a todos com o destilado pouco conhecido, inclusive no Brasil.

A gerente do Restaurante Escola, Gabriela Vasconcellos, acredita que a palestra é uma atualização para os alunos sobre um produto que encontrarão no mundo do trabalho. “A palestra foi pensada para que os alunos pudessem conhecer um produto nosso que está sendo colocado de forma profissional no mercado, o contato entre eles e o profissional especialista no assunto é importante para que eles saibam como o mercado tem recebido esse produto”, disse.

A Tiquira Brasil instalou sua indústria no município de Santo Amaro do Maranhão, valorizando a cultura e mantendo a tradição da fabricação da bebida na DSCN2666região, preservando, sobretudo, o meio ambiente. Respeitando os requisitos para o registro no Ministério da agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), foi desenvolvida e implantada pela Tiquira Brasil uma nova tecnologia para a fabricação da bebida, completamente adequada às determinações exigidas. “Como indústria sustentável, nossa matéria-prima é fornecida por pequenos agricultores de mandioca da região, fomentando assim a agricultura familiar, os resíduos de produção são totalmente reaproveitados na pecuária local, inclusive o vinhoto como suplemento de alimentação animal e adubo na agricultura da própria mandioca”, declarou o diretor comercial da Tiquira Brasil, Alberto José.

Para a aluna do curso de garçom, Rayssa Cunha, a palestra acrescentou bastante no conteúdo do curso, pois quem exerce a profissão de garçom precisa conhecer bem o que serve. “Já tinha escutado falar sobre a bebida, mas não conhecia tanto o produto, então essa palestra só contribuiu para nossa formação, pois muitas vezes atendemos turistas que indagam sobre a história das comidas e bebidas tradicionais do Maranhão, e agora com todas essas informações sobre a tiquira vamos saber informar sobre aspectos culturais do nosso Estado”, disse.

DSCN2684

1