Você está visualizando atualmente Aula inaugural marca início das turmas do Programa Aprendizagem em Codó
Pais, aprendizes, equipe educacional do Senac de Caxias e empresários locais participam da aula inaugural. Foto: Supervisão pedagógica do Senac em Caxias.

CODÓ – O dia 12, terça-feira, foi marcado pela aula inaugural das duas turmas do curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos na cidade de Codó. O auditório da empresa FC Oliveira recebeu pais, aprendizes, equipe educacional do Senac em Caxias, empresários locais, a coordenadora de ciência e tecnologia – Raquel Pinho, e a assistente social – Maria José, ambas da rede municipal, totalizando 130 pessoas neste momento de apresentação do programa.

Esta é uma oportunidade para que jovens entre 14 e 24 anos possam desenvolver competências profissionais e aprender, na teoria e na prática, com os cursos do Senac em conjunto com a empresa contratante. Em Codó, compareceram os representantes do Grupo Carvalho, Armazém Paraíba, FC Motos, Irmãos Oliveira, CN Motos, L Morais, Casas Sampaio, SAM Atacado e Supermercado Gomes. “A contratação de jovens demonstra a responsabilidade social das empresas, uma vez que possibilita a capacitação e ocupação dos mesmos que talvez não tivessem outra forma de ingressar no mercado de trabalho, assim, a oportunidade para os jovens no mercado formal significa menos pessoas em risco social ou sujeitas à marginalização. Para o aprendiz, a prática profissional é importante, pois ele terá a chance de ampliar suas aptidões dentro da empresa, bem como pôr em prática o que estudou no curso de aprendizagem. Ele irá vivenciar teoria e prática no dia a dia”, disse o supervisor educacional do Senac em Caxias, Valdmilson Milhomem Costa.

Aprendizes tiram dúvidas sobre o programa durante aula inaugural. Foto: Supervisão pedagógica do Senac em Caxias.

Preparar futuros profissionais é a principal proposta do programa, proporcionando aos participantes capacidades ligadas à profissionalização e à cidadania, partindo da compreensão e entendimento das particularidades do mundo do trabalho e de seus embasamentos técnicos científicos. “A aula inaugural realizada hoje foi de grande importância, pois possibilitou aos aprendizes a compreensão do modelo pedagógico desenvolvido pelo Senac e o Programa de Aprendizagem, que tem como objetivo capacitá-los para o mercado de trabalho. Foi perceptível o entusiasmo dos alunos e isso nos proporciona uma grande satisfação enquanto instrutores, pois nos dá a certeza do comprometimento deles com a finalidade do programa”, enfatizou a instrutora Estele Aprígio. 

Desde o ano 2000 o Governo Federal propõe medidas para incentivar a inserção de jovens no mercado de trabalho, e uma delas é o Programa Jovem Aprendiz. “Primeiramente gostaria de parabenizar a todos pela aprovação, minhas expectativas são de que ao final do curso sejamos profissionais com uma visão mais ampla a respeito do que é o mercado de trabalho, com comprometimento, ética e responsabilidade”, comentou a aprendiz Susana Serra Ribeiro.

Sobre o Jovem Aprendiz, é importante saber:

1 – Não há inscrição diretamente no Senac.

2 – A idade de participação é entre 14 e 24 anos e é necessário ser contratado como aprendiz por uma empresa do ramo do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Várias lojas, supermercados e outros estabelecimentos ofertam vagas para aprendizes, pois precisam estar de acordo com a Lei nº 10.097/2000.

3 – Após isso, as empresas parceiras do Senac matriculam seus jovens no curso de Aprendizagem Profissional.

4 – Portanto, o primeiro passo para quem deseja ser um Jovem Aprendiz Senac é enviar currículo para o setor de RH das empresas do ramo do comércio que estejam contratando aprendizes.

5 – Durante um período determinado o aprendiz alterna jornadas na escola, Senac e empresa, com direito à remuneração e outros direitos trabalhistas especiais.