Você está visualizando atualmente Projeto Arte Solidária promove evento na ONG Amigos na Luta Contra o Câncer

CAXIAS – Por meio do projeto Arte Solidária, realizado na última quinta-feira (28), alunos dos cursos de Auxiliar de Cozinha, Artesão de Pintura em Tecido, Maquiagem Social e Costureiro participaram de uma roda de conversa com pacientes atendidos pela ONG Amigos na Luta Contra o Câncer – ANLUCC.

Mais de 100 pessoas estiveram presentes no evento que buscou desenvolver ações direcionadas a pacientes em tratamento de câncer no intuito de melhorar a sua autoestima. Para isso, foi realizada uma palestra sobre maquiagem básica e houve, também, a distribuição de lenços feitos pela turma de Costureiro e personalizados pelos estudantes do curso de Artesão de Pintura em Tecido.

O projeto é uma forma de ajudar o paciente na sua recuperação proporcionando momentos de bem-estar, já que esta é uma forma de atenuar os efeitos colaterais do tratamento. O apoio dos familiares é de extrema importância nessa jornada. Pensando nisso, foi ministrada uma palestra com o tema “O papel da família na recuperação de pacientes com câncer”. Após a explanação, teve um desfile para exibir os novos lenços e maquiagem feita durante o evento e, também, foi aberto um espaço para o compartilhamento de experiências por meio de depoimentos. “Há um ano descobri a doença e venho me tratando. Acredito que com o meu depoimento vou ajudar muitas mulheres. O evento do SENAC vai ajudar muitas mulheres que passaram pelo mesmo problema que eu, assim como a ONG ANLUCC que já vem fazendo o seu trabalho social”, ressaltou a paciente, Simone Brito. 

A tarde terminou com um convite para degustar o cardápio feito pelos alunos do curso de Auxiliar de Cozinha, preparado especialmente para a data. “Foi muito gratificante essa ação do SENAC. No momento nós temos muitos pacientes passando por isso e ficamos felizes com o convite, pois essa iniciativa proporcionou a elas grandes momentos de descontração e alegria”, enfatizou a Presidente da ONG ANLUCC, Maria Dirce.

Percebendo que a educação profissional deve contextualizar suas ações no sentido de desenvolver competências profissionais e humanas, o projeto atrelou os conhecimentos técnicos aprendidos pelos alunos em sala aos sentimentos e habilidades pessoais que devem ser reconhecidos e exercitados para um melhor desempenho no mercado de trabalho. “O projeto Arte Solidária foi realizado com grande alegria e a equipe do SENAC sente-se orgulhosa de contribuir com ações desta natureza. Na oportunidade, agradeço a todos os envolvidos na ação”, destacou a gerente do CEP/Caxias, Rosilene Bonfim.