Você está visualizando atualmente Projeto Integrador de jovens aprendizes aborda o poder da marca em Açailândia
Alunos falam sobre o poder da marca e realizam degustação com público participante. Foto: Supervisão Pedagógica do Senac em Imperatriz.

AÇAILÂNDIA – A comunicação é elemento básico para o desenvolvimento de qualquer atividade que envolva o marketing, seja através de métodos verbais ou não-verbais. Tendo em vista esta característica, os alunos do curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos desenvolvido em Açailândia realizaram na última terça-feira, 16, na Associação Comercial da cidade, o Projeto Integrador com o tema “O poder da Marca: qualidade do produto”.    

O objetivo foi mostrar como as empresas usam os meios de comunicação para direcionar os seus públicos a consumirem seus produtos e serviços, levando em consideração aspectos dos gostos particulares desses públicos até a elaboração de um produto capaz de ser comprado pelo consumidor final. Para isso, estratégias de linguagem persuasivas são elementos utilizados por estas empresas.

“O Projeto Integrador foi uma forma que encontrei para que os alunos se sentissem mais seguros em tratar de um tema que envolve o comportamento das pessoas, seus hábitos de consumo e a relação com a mídia. Levando em consideração o poder de compra que as empresas, juntamente com as estratégias de comunicação, marketing e as mídias disponíveis, exercem sobre as pessoas”, acrescentou a instrutora do curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos, Márcia Castelo Branco de Sousa.

Após revelarem os produtos que estavam cobertos com papel alumínio, público descobre qual era a marca da bebida. Foto: Supervisão Pedagógica do Senac em Imperatriz.

Os alunos visitaram um supermercado da cidade e conversaram com as pessoas sobre a temática abordada por eles e os convidaram para participar de um teste de degustação. Os participantes deveriam adivinhar quais eram as marcas dos produtos que eles estavam consumindo.

“Chamamos as pessoas que estavam no supermercado e fizemos degustações e apresentação dos temas que abordamos, o objetivo do nosso projeto era mostrar para as pessoas que elas são influenciadas pela marca e não pela qualidade do produto. As empresas investem muito em divulgação, pois as marcas que mais obtém lucro são as que mais divulgam seus produtos. Com isso, no ato da compra, o consumidor acaba levando aquele produto da marca que ele mais vê divulgação. Além disso, foi muito importante poder perceber a importância das técnicas, estrutura textual, coesão e coerência, e como tudo isso é importante na hora de divulgar o produto, usar a linguagem certa conforme a cultura e a filosofia de vida do público alvo”, pontuou a jovem aprendiz, Amanda Karolayne. 

O Projeto Integrador do curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos reuniu nove aprendizes, além das supervisoras educacionais, Eliene Aquino e Marlívia Macatrão, e a instrutora, Márcia Castelo Branco.