Você está visualizando atualmente Alunos produzem sabão para reaproveitar óleo de cozinha

BACABAL – Após realizarem o projeto “Coleta Seletiva na Vizinhança”, no mês de maio, os alunos do curso de Técnico em Meio Ambiente, observaram uma grande quantidade de óleo de cozinha, coletado nas residências da Rua Gonçalves Dias. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, para cada litro de óleo descartado incorretamente, dez mil litros de água são contaminados. Com base nesse resultado, a turma planejaou a ação “Oficina de Sabão: Limpar e Economizar”, com auxílio da moradora Ilma Oliveira, que ensinou aos alunos a técnica para fazer o sabão.

Realizada na área de vivência do Senac em Bacabal, a ação envolveu 15 alunos do curso e cinco alunos convidados do curso de Alinhamento Capilar.  O objetivo da ação foi conscientizar sobre o descarte inadequado do óleo de cozinha no meio ambiente, evitando a contaminação dos esgotos e do solo. A oficina mostrou uma alternativa ecológica e sustentável para o reaproveitamento do óleo de cozinha e também possibilidades de geração de renda.

“Existe uma urgência em ampliar as alternativas sustentáveis para o descarte de vários resíduos sólidos e buscamos alternativas para o óleo de cozinha, coletamos durante nossa ação porque quando ele vai para a rede de esgoto e diminui o diâmetro do encanamento com o endurecimento dentro dos canos e quando chega no esgoto da rede gera o entupimento na rua. Isso é uma responsabilidade nossa, não do poder público”, relatou o aluno Luciano Ferreira Araújo.

Para a aluna Letícia Ellen Ferreira Lopes, a oficina fez com que ela assumisse uma responsabilidade maior com o óleo que utiliza em sua residência. “Queremos contribuir para a solução deste problema, porque os efeitos são invisíveis no início, mas depois causam transtornos em toda a comunidade e, se jogado no solo, pode contaminar o lençol freático. Essa oficina mudou pra mim e para os meus colegas a responsabilidade com óleo que utilizamos”, disse.

“Quando a turma esteve na rua fazendo o trabalho de coleta seletiva eu me empolguei tanto que me ofereci para fazer a oficina com os óleos que eles arrecadassem. Faço na minha casa e vendo para meus vizinhos, mas me sinto mais feliz agora que estou ensinando o que aprendi para que mais pessoas possam adquirir conhecimento e usar corretamente o óleo. Estou muito feliz com o convite do Senac em estar aqui junto com esses transformadores”, declarou a moradora Ilma Oliveira.