Você está visualizando atualmente Alunos elaboram projeto para minimizar impactos causados no Rio Itapecuru

CAXIAS – Os recursos hídricos são indispensáveis para a sobrevivência dos ecossistemas, mas vem sofrendo degradações severas que colocam em risco sua existência e a utilização desses recursos pelas próximas gerações. Com base nesta situação, os alunos do curso Técnico em Meio Ambiente do Senac desenvolveram um projeto para minimizar os impactos causados no Rio Itapecuru pelo lançamento de efluentes oriundos da lavagem de carros e motos nas margens do rio.

Pensando nos benefícios para o meio ambiente, a turma realizou um projeto que consistiu em uma reestruturação local, com infraestrutura adequada, canalizações interligadas entre os boxes para que os efluentes não voltem para o rio, em que cada box possua uma caixa de gordura para separar o óleo oriundo dos lubrificantes dos motores e engrenagens e no final das canalizações de todos os boxes, o efluente passe por uma caixa de areia para reter partículas, que por fim será direcionada para um reservatório. O reservatório será esvaziado por carros pipas e o efluente direcionado para a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, para receber o devido tratamento e ser devolvido ao rio sem nenhum tipo de produto químico.

Com o interesse do poder público local pelo projeto, os alunos apresentaram a proposta para o Cap. Malheiros, subsecretário de Meio Ambiente e Defesa Civil e para Michelle Melo, coordenadora da Vigilância e Saúde Ambiental. A apresentação também contou com a presença dos proprietários dos lava-jatos e da gerente da unidade de Caxias, Rosilene Bonfim. Na oportunidade, houve uma sensibilização sobre os problemas que alguns empreendimentos podem causar ao meio ambiente se não possuírem uma estrutura adequada para funcionar. Os alunos apresentaram ainda uma maquete com as melhorias que poderão ser implementadas na região com o desenvolvimento do projeto.

“Através do desenvolvimento do projeto, propomos soluções para amenizar a problemática dos impactos ambientais causados ao Rio Itapecuru com essas ações, ressaltando que uma das atuações de grande relevância é a educação ambiental, já que esse conhecimento é necessário para formar cidadãos mais preocupados e compromissados com a gestão ambiental”, ressaltou a aluna do curso Técnico em Meio Ambiente, Gabriela Alves. Além dos alunos, o projeto contou com a idealização dos instrutores Juarez da Silva Júnior e Ana Júlia Nogueira, com supervisão educacional de Valdmilson Milhomem.

“Sem dúvida a iniciativa dos alunos em transcender os muros do Senac e colocar em prática a teoria adquirida em sala de aula só enriquece ainda mais seu desenvolvimento. Como o nosso objetivo é preparar o aluno para o mundo do trabalho, esses tipos de experiências já os colocam na realidade que vão encontrar lá fora, de buscar soluções viáveis para os problemas ambientais decorrentes das ações antrópicas”, enfatizou o instrutor Juarez Júnior.

Para o subsecretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Cap. Malheiros, o Senac está de parabéns pela iniciativa. “O projeto desenvolvido pelos alunos é excelente e trouxe informações importantíssimas e que serão levadas em consideração pela Secretaria de Meio Ambiente, para que de fato seja colocado em prática esse belíssimo projeto, contribuído assim, não só para diminuir a agressão sofrida pelo rio, como também para a saúde do planeta”, ressaltou.

“Ao longo do tempo, as questões ambientais vem apresentando um importante destaque para a sociedade, haja visto os diversos problemas ambientais existentes. O desenvolvimento de projetos como este mostra que cada vez mais pessoas e instituições estão preocupadas com a questão da sustentabilidade, mas para que ações como esta aconteçam é importante a contribuição integrada de diversos setores da sociedade, contribuindo assim para um meio ambiente limpo e equilibrado assim como também para a melhoria da qualidade de vida”, disse a gerente do Senac em Caxias, Rosilene Bonfim.