Você está visualizando atualmente Alunos conscientizam sobre descarte correto de lixo hospitalar

SÃO LUÍS – Uma das ações que ganharam a atenção do público visitante da Semana do Meio Ambiente do Senac foi a exposição realizada pelas turmas dos cursos técnicos do turno matutino. Na quinta feira, 08, os alunos do curso Técnico em Enfermagem abordaram o tema “Coleta Seletiva de Resíduos Hospitalares”, com o objetivo de informar a importância dessa ação, visto que o lixo hospitalar carrega um grande  potencial de infecção, pois contém sangue e está diretamente ligado a doenças. Se descartado em locais inadequados, o lixo hospitalar traz riscos mais graves que o lixo comum: doenças como HIV, hepatite, sarampo, e outras que estão diretamente no sangue.

O instrutor do curso, Reivax do Carmo, declara que esse tema é importante para levar conhecimento às pessoas que não tem vivência hospitalar e desconhecem o processo de descarte. “A ideia levar essas informações para quem não trabalha em hospitais, que pode tanto se infectar com esse lixo jogado em local incorreto, como pode ser paciente e saber a forma certa de fazer o descarte”, disse.

Para a aluna Laís Pereira Mendes, a exposição sobre o descarte correto do lixo hospitalar foi de extrema importância, pois muitas pessoas não sabem como fazer o descarte e desconhecem o fato de que ele pode ser feito na própria residência e levado a uma unidade básica de saúde. “Alguns pensam que a Semana do Meio Ambiente é só para aqueles que estudam sobre o assunto, mas tem tudo a ver com saúde e com qualquer profissão, então é de grande importância porque ela deixa as pessoas informadas, e isso vai sendo passado para outras pessoas e assim todos ficam sabendo”, declarou.  

Os alunos do curso de Técnico em Segurança do Trabalho falaram sobre a limpeza urbana, focando a segurança e destacando a importância de um veículo adaptado para a coleta seletiva na cidade de São Luís. “É muito importante estarmos realizando um evento desse tipo para mostrar às pessoas a nossa preocupação com o meio ambiente. Vivemos atualmente em um mundo globalizado, muito industrial, que funciona através de agentes poluentes, querendo ou não, a poluição existe e é grave. Realizar um trabalho desses é importante para mostrar às pessoas como o meio ambiente está sendo agredido com resíduos, com a poluição dos rios, com a destruição das matas e com a destruição total dos nossos recursos naturais”, disse Jefferson André, aluno do curso técnico em Segurança do Trabalho.  

A turma de Técnico em Meio Ambiente demonstrou para outros alunos os parâmetros da água, analisando a acidez, e se é imprópria ou não para consumo. “Saber os parâmetros da água para o consumo é muito importante, pois através dessa análise podemos ser alertados sobre possíveis riscos à saúde”, relatou o aluno Carlos Henrique Lima. Durante a tarde, as atividades continuaram com o projeto Tela Verde “Ação Solidária”, realizado no auditório.

Aluna do curso técnico em Enfermagem mostrando aonde deve ser descartado o lixo hospitalar
Alunos de Técnico em Meio Ambiente realizando a analise da água