Você está visualizando atualmente Alunos  do Senac de Caxias promovem “Pegada Ecológica”

imagem5Com o objetivo de expor para a comunidade as experiências e conhecimentos adquiridos pelos alunos do curso Técnico em Meio Ambiente, o Senac em Caxias promoveu o projeto Pegada Ecológica. Com a ajuda dos alunos de outros cursos da unidade, os participantes do evento sensibilizaram os presentes a efetivar ações sobre Educação Ambiental, bem como orientar a comunidade a adotar um padrão de consumo e de aproveitamento das matérias-primas extraídas da natureza de modo que não afete o futuro da humanidade, aliando o desenvolvimento econômico com a responsabilidade ambiental.

Durante o projeto, houve a apresentação de dois documentários produzidos pelos alunos. Um tratava sobre o lixão na cidade de Caxias, que enfatizou que devido ao rápido e contínuo desenvolvimento das cidades, a produção de lixo urbano vem crescendo muito nas últimas décadas, principalmente pelo aumento do consumo de produtos industrializados e pela proliferação dos “descartáveis”, responsáveis pela geração de grandes quantidades de resíduos, transformando-os em um dos maiores problemas da sociedade moderna. Oimagem1 outro documentário abordou sobre a poluição dos riachos da cidade de Caxias, que expôs a situação de abandono e agressão em que se encontram por conta do desmatamento e poluição dos próprios moradores das redondezas.

Foram apresentadas palestras educativas sobre os impactos da garrafa PET no meio ambiente, ministradas pela idealizadora do Instituto de Ações Socioambientais – INASA, Francisca Ramos. Em outo momento, a coordenadora do Projeto ECOCEMAR, Uiara Vilanova, buscou reafirmar e sensibilizar todos os envolvidos no projeto sobre o descarte dos resíduos sólidos sem agredir o meio ambiente para contribuir com sua preservação, enfatizando os benefícios desse programa que além de oferecer alternativas sustentáveis para o meio ambiente contribui para a economia no pagamento das contas de energia.

O projeto também proporcionou oficinas sobre a utilização adequada e minimização dos impactos ambientais através da reutilização de materiais que antes eram descartados, e produção de imã de geladeira, detergente ecológico, papel reciclado, bolsa, corte e decoração de vidro. Além disso, foi realizada uma exposição de fotografias sobre os impactos ambientais urbanos provocados pela agressão do homem ao meio ambiente.

imagem2

“O projeto tem o intuito de sensibilizar todo o público de Senac para mudanças de atitude em ações corriqueiras do dia-a-dia, entre essas ações a reutilização de materiais e/ou destinação adequada para os resíduos produzidos em casa”, ressaltou a instrutora Yara Lys Carvalho.

fotoaulsa

O ensino voltado para o meio ambiente está mais presente a cada dia no Senac em Caxias, incentivando os hábitos e valores que contribuem para reverter e minimizar os danos ambientais. O Senac possibilita, por meio de projetos como este, que seus alunos alcancem conhecimentos e qualificações para o desenvolvimento e o sucesso profissional, bem como orientações para uma postura cidadã como forma de contribuir para um planeta sustentável.