Você está visualizando atualmente Alunos da Rede Senac EAD realizam visita técnica em Carolina

CAROLINA – Conhecido por ser o município que é porta de entrada para os principais pontos turísticos do sul do Maranhão, Carolina recebeu a visita de alunos do curso de Técnico em Guia de Turismo, desenvolvido por meio da Rede de Educação a Distância do Senac. A ação foi acompanhada pela supervisora educacional do Senac em Imperatriz, Marlívia Macatrão, e pela tutora presencial do curso, Ângela Cristina de França Faghi, e envolveu estudo de campo na Chapada das Mesas e Cachoeiras no Complexo de Pedra Caída.

Criado em 2005, o Parque Nacional da Chapada das Mesas é um dos mais novos parques nacionais do Brasil. Florestas de buritizais, sertões, relevo de chapadas vermelhas, compõem um grande conjunto de curiosas formações rochosas, cânions, cavernas e cachoeiras. Seu nome veio por conta de seus platôs, que lembram realmente o formato de mesas de pedra. Isso se deu devido aos paredões de rocha de arenito formados há milhões de anos.

De acordo com a supervisora educacional, Marlívia Macatrão, a atividade na cidade de Carolina foi muito importante para a formação dos alunos. “Foi um momento de aprendizagem, integração, e uma grande oportunidade para os alunos vislumbrarem horizontes da sua profissão como Guias de Turismo. Assim, a viagem promoveu ótimas experiências em contato com a condução de grupos em pontos turísticos, desenvolvendo olhar crítico”, destacou.

As cachoeiras de São Romão, em Carolina e a Cachoeira da Prata, onde se pode praticar rappel e canionismo são as que mais se destacam por sua grandeza, mas outras atrações como o trekking até o Morro das Figuras, com inscrições rupestres e as trilhas ecológicas como a que leva até o Morro do Chapéu são muito conhecidas por turistas em busca de aventuras. O entorno do Parque oferece trilhas que levam a cachoeiras e mirantes, praias e passeios fluviais e muita aventura. Os cenários são indicados para fotos de natureza, caminhada e observação de aves raras, já que a vegetação do Cerrado atrai muitas aves da região, formando um verdadeiro berçário de aves.

A ação foi acompanhada pela supervisora educacional do Senac em Imperatriz, Marlívia Macatrão, e pela tutora presencial do curso, Ângela Cristina de França Faghi, e envolveu estudo de campo na Chapada das Mesas e Cachoeiras no Complexo de Pedra Caída. Foto: Supervisão Educacional do Senac em Imperatriz

“É sempre muito bom compartilhar os momentos presenciais com os colegas de turma e mais ainda quando este momento é uma viagem que tem como objetivo colocar em prática os conhecimentos adquiridos até aqui. Desde o embarque no ônibus, passando pelas atividades de bordo, até as visitas às cachoeiras e retornando ao final do dia, pudemos vivenciar na prática a profissão de Guia de Turismo. Uma experiência enriquecedora e balizadora para que possamos aprimorar nossas técnicas e assim, até o final do curso, e assim exibir, com orgulho, nosso crachá de Guia de Turismo”, declarou o aluno da Rede EAD, Werbeth Kelnner Gonçalves.

A também aluna do curso, Ivoneide da Costa Medrade, parabenizou a organização da viagem e visita técnica. “Quero dizer que estou amando o curso, finalizarei com muito orgulho e serei uma guia ‘topíssima’, vou encantar todos meus clientes, pois vendo sonhos”, ressaltou.

Carolina recebeu a visita de alunos do curso de Técnico em Guia de Turismo, desenvolvido por meio da Rede de Educação a Distância do Senac. Foto: Supervisão Educacional do Senac em Imperatriz