Você está visualizando atualmente Alunas do curso de Costureiro reutilizam uniformes de militares de forma sustentável
Alunas exibem peças de roupas produzidas em sala de aula. Foto: Assessoria de Comunicação Marketing e Eventos – ASCME.

SÃO LUÍS – Incentivar a reutilização de materiais que viriam a ser descartados é uma preocupação constante em virtude do futuro que se aproxima. Foi pensando de modo inovador e sustentável que na última quinta-feira, 01, o Senac em São Luís realizou o Projeto Integrador que trouxe como tema “O Reaproveitamento de Roupas de Militares”.

Intitulada “Batalhão de ideias sustentáveis”, a turma de Costureiro demonstrou, por meio de um estande, elegância e criatividade em suas produções. Sapatos para bebês, vestidos de festa e sacolas para guardar chinelos foram algumas das produções realizadas pelos alunos com materiais reaproveitados de uniformes de militares.

Parte da ideia, obtida por meio de votação dos participantes, foi de uma aluna que é esposa de um militar e percebeu a necessidade de se aproveitar o fardamento do marido. “Não sabíamos o que fazer com as roupas, pensei em reaproveitar algumas e fiz almofadas. Trouxe a ideia para o curso e, por meio de votação, decidimos criar várias peças de roupas e outros objetos. O Projeto Integrador despertou em mim o lado empreendedor e a criatividade para pensar novas maneiras de utilizar determinados materiais”, afirmou a aluna Adriana Ribeiro.

Turma 141/2018 do turno vespertino, falam sobre sustentabilidade, inovação e conscientizam alunos. Foto: Assessoria de Comunicação Marketing e Eventos – ASCME.

Militares do Corpo de Bombeiros em São Luís participaram do momento. Um dos bombeiros, Luiz Carlos, sentiu-se surpreso em ver os resultados obtidos com o fardamento. “Foi uma grata surpresa para mim perceber a quantidade de vestimentas realizadas pelas alunas. Criar essa consciência sustentável é fundamental para o desenvolvimento dos alunos. Foi uma ideia fantástica”, animou-se.

Transformar as peças que provavelmente nunca mais seriam utilizadas novamente é criar nos alunos o desejo pela reutilização e nutrir um pensamento sustentável. “As alunas puderam, durante a participação no Projeto, passar por algumas linhas formativas do Senac, com isso desenvolveram visão crítica, domínio técnico científico e pela própria sustentabilidade”, pontuou a instrutora Rose Paixão.   

Colaborando com o Projeto Integrador, Bombeiros da Capital visitam estande “Batalhão de ideias Sustentáveis”. Foto: Assessoria de Comunicação Marketing e Eventos – ASCME.