Você está visualizando atualmente Projeto “A magia das histórias infantis” encanta crianças de Caxias

DSC08103A literatura infantil sempre esteve presente no cotidiano de diversas gerações muito antes da leitura e da escrita, seja por meio das cantigas de ninar, brincadeiras de roda ou histórias contadas. Pensando em levar descontração e alegria às crianças do município de Caxias é que o Senac no Maranhão, por meio do Centro de Educação Profissional de Caxias, realizou, nas instalações da unidade operativa durante toda a manhã da última terça-feira, 06, a ação social “A magia das histórias infantis”.

O momento teve como objetivo levar o aprendizado de forma lúdica às crianças. “Quando as crianças chegam à escola é que a literatura passa a ter o poder de construir uma ligação lúdica entre o mundo da imaginação, dos símbolos subjetivos, e o mundo da escrita, dos signos convencionais impostos pela cultura sistematizada”, destacou Betanha Sousa, instrutora do curso de Cuidador Infantil. Durante a ação foram realizadas atividades como coreografias, contação de histórias, jogos educativos, pintura e apresentação com fantoches.

Segundo a instrutora, outro fator relevante é o vínculo afetivo que se estabelece entre o contador das histórias e a criança, proporcionando assim, um desenvolvimento das competências adquiridas pelos alunos no decorrer do curso. “A ação foi muito proveitosa aos alunos, pois os mesmos puderam refletir sobre a importância das atividades de aprendizagem, demostrando o real cuidado com as crianças”, finalizou.

Ao todo, 15 crianças com faixa etária de 03 a 10 anos de idade participaram da ação.

Curiosidades

A literatura infantil é apresentada como gênero literário no século XVII, período em que a sociedade passava por diversas mudanças, que acabaram por influenciar o meio artístico. Nesta época, a burguesia ascende como classe, criando uma nova relação da criança com a sociedade e a importância da educação. No século XVIII, é reconhecido que a criança é um ser diferente do adulto, que precisa de cuidados especiais e tem necessidades e características próprias. Sua educação  então passar a ser ministrada de forma diferente, lhe ajudando futuramente a lidar com a vida adulta.

Uma das histórias mais antigas vem de uma coleção de contos árabes intitulada Mil e Uma Noites (Alf Lailah Oua Lailah), escritos mais ou menos entre os séculos IX e XIII. Possui uma estrutura diferenciada, em que o final de uma história é ligado ao início da próxima. Dessa forma, aquele que a ouve fica ansioso pela continuação (esse método pode ser observado nos seriados de TV).

DSC08096
Alunas realizando apresentações teatrais