Você está visualizando atualmente A inclusão sob o olhar pedagógico

DSC01807Na última quinta-feira, 14, o Senac/MA, por meio do Núcleo Técnico Pedagógico, realizou mais uma edição do projeto “Um olhar sobre a prática pedagógica”. O evento é voltado para todo o corpo docente das Unidades Operativas do CEP/Idiomas, Restaurante Escola, Núcleo de Unidades Móveis (NUM), Núcleo de Formação em Informática (NFI) e Núcleo de Educação a Distância (NEAD), além de assessores técnicos.

Com o tema “Aprendendo a conviver: a atitude como forma de inclusão ou exclusão”, o principal objetivo do projeto foi sensibilizar o corpo docente da Instituição sobre a importância da atitude como forma de contribuir para a inclusão de pessoas com deficiência que buscam a Instituição.

De acordo com Alda Leila Santos Baldez, coordenadora do Núcleo Técnico-Pedagógico, com o crescimento do Pronatec e do Programa Senac de Gratuidade, aumentou muito a procura de pessoas com alguma deficiência na Instituição. “A Instituição já possui a acessibilidade em termos arquitetônicos, então temos que garantir que os alunos tenham o acolhimento necessário para o desenvolvimento de suas competências, sempre prezando por sua independência e evitando atitudes ‘paternalistas’ que, de alguma forma, possa atrapalhá-los”, conclui.

O evento contou com a participação de três alunos, um deficiente visual do curso Técnico em Áudio e Vídeo e um casal deficiente auditivo do curso de Auxiliar Administrativo, falando sobre como determinadas atitudes, mesmo que bem intencionadas, podem contribuir com a exclusão. O projeto também contou com a participação da professora Rosane Ferreira, Técnica da Superintendência de Modalidades e Diversidades Educacionais-SUPEMDE, falando sobre o tema aos docentes e demais participantes e com uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS.

Participantes do projeto "Um olhar sobre a prática pedagógica"
Participantes do projeto “Um olhar sobre a prática pedagógica”