Você está visualizando atualmente Projeto do Senac em Imperatriz aborda conscientização sobre uso de drogas

IMPERATRIZ – Os jovens sempre desempenharam papel importante nos movimentos sociais, assumindo postos de liderança, organizando manifestações e ocupando o espaço público com demandas sociais, políticas, econômicas e culturais. Nas ruas, nas comunidades, nas redes sociais e internet em geral. Com o objetivo de proporcionar um processo prático de pesquisa constituído por: um problema real (em comunidade eleita pelos jovens), criação de ideias (processo de ideação), construção de processos, modelos, pilotos e artefatos (prototipação) que sugiram uma solução inovadora; e, por fim, a síntese e a comunicação do processo, foi criado, no Senac em Imperatriz, o Laboratório Juventudes.

E na quinta-feira, 19 de agosto, o Laboratório desenvolveu um trabalho de conscientização sobre o uso de drogas no Centro POP – Casa de Acolhimento de Usuários de Drogas na Coronel Manoel Bandeira, em Imperatriz. A turma de Aprendizagem em Serviços de Vendas do turno matutino abordou a temática para um público de 80 alunos, com assuntos como História do Centro POP; Drogas lícitas e ilícitas; Como as drogas afetam o desenvolvimento intelectual dos jovens; Doenças causadas pelo uso de drogas; Problemas mentais causados pelo uso de drogas; Cracolândia; Mortes causadas pelo consumo de drogas; Diagnóstico de dependência química; Programa de prevenção e combate às drogas; e Casas de apoio em Imperatriz.

O trabalho foi orientado pela instrutora de Gestão do Senac em Imperatriz, Rose Mary Amorim, e contou com a participação da gerente da unidade, Lavina Amorim, e da supervisora educacional, Eliene Aquino. “Atualmente, os adolescentes estão entre os principais usuários de drogas, portanto é muito importante o assunto debatido entre os aprendizes, através de questionamentos, visitas in loco aos ambientes de recuperação dos usuários de drogas e palestras”, destacou Rose Mary. “Nosso papel enquanto instrutores e mediadores é importantíssimo no norteamento das marcas formativas do Senac. Certamente os jovens aprendizes estarão cada dia mais conscientes sobre as boas práticas no convívio social e na empatia com o próximo sendo reconhecedores das capacidades aptidões das pessoas no crescimento individual e profissional para fazer acontecer com responsabilidades no mercado de trabalho”, concluiu.