Você está visualizando atualmente Semana do Meio Ambiente movimenta Senac em Imperatriz

IMPERATRIZ – Diversas ações marcaram a Semana do Meio Ambiente no Senac em Imperatriz, que ocorreu de 08 a 10 de junho, nas dependências da unidade e também por meio de atividades remotas. A programação envolveu a supervisão educacional, instrutores e alunos das turmas de Aprendizagem em Serviços de Supermercados, Serviços de Vendas, e Serviços Administrativos, nos turnos matutino e vespertino.

Um dos objetivos principais foi conscientizar a todos sobre a importância de que os riachos merecem um controle maior por parte do poder público e de todas as pessoas. Além disso, a ação foi importante para formar jovens críticos, conscientes do seu papel e responsabilidade na preservação e conservação dos conjuntos de unidades ecológicas que estruturam o sistema natural do planeta.

A aluna do curso de Aprendizagem em Serviços de Vendas, Joana Vitória dos Santos, analisa a Semana do Meio Ambiente como uma oportunidade de alunos e instrutores terem acesso a diversos tipos de conhecimento sobre sustentabilidade. “Estamos aprendendo bastante coisa sobre consumo consciente e preservação do meio ambiente, essas informações podem ser disseminadas, alcançando um número maior de pessoas e ajudando a minimizar essa problemática”, ressaltou.

Foram realizadas ações como publicação de fotos das problemáticas, dos temas “O problema do lixo em Imperatriz-MA” e “A arborização de Imperatriz-MA ontem e hoje através de fotos”; elaboração de um jornal virtual com as situações problemas do destino do lixo na cidade de Imperatriz; produção da compostagem doméstica, para uma solução sustentável ao lixo orgânico; e produção de vídeos com o tema “Atitude Sustentável – Consumo e Consciência – 8R’s”, utilizando o aplicativo Tik Tok. Além disso, os alunos envolvidos no projeto fizeram o plantio de árvores no Senac; distribuíram mudas e informes sobre criação de horta comunitária, bem como prevenção ao meio ambiente, com os moradores da comunidade Novo Horizonte e integração – ônibus – Praça Tiradentes; e realizaram encontro virtual com apresentação das situações problemas e possíveis soluções das temáticas “Educação Ambiental como disciplina obrigatória nas escolas do ensino fundamental menor”, “Lixo como fonte de geração de energia”, e “Impactos do desmatamento e da extração de areia no Rio Tocantins em Imperatriz”.

“É importante estimular os alunos à prática de atividades de conscientização fomentando atitudes e valores que os tornam profissionais qualificados e aptos a valorizaremos recursos naturais”, destacou a instrutora do curso de Aprendizagem em Serviços de Supermercados, Dayane Silva. “Refletir e gerar ações sobre o meio ambiente, promove a criatividade do jovem, pois refletindo, pensa sobre as problemáticas ambientais, busca soluções inteligentes e inovadoras, como foi o caso da turma de Aprendizagem em Serviços Administrativos, que pensou e demonstrou como realizar compostagem doméstica do lixo orgânico para uso no cultivo de hortaliças e outras espécies de plantas”, pontuou o instrutor dos cursos de Aprendizagem em Serviços Administrativos e em Serviços de Supermercados, Valcir Chagas.