Você está visualizando atualmente Roda de Conversa aborda temas e conceitos sobre Saúde Mental

IMPERATRIZ – Na tarde dos dias 26 e 28 de janeiro, o Senac em Imperatriz realizou uma Roda de Conversa com alunos da unidade. Com o tema “Ansiedade e depressão deixe para lá: a primeira meta é cuidar da gente mesmo”, a ação foi conduzida pela pedagoga e sexóloga, a palestrante Cristina Porto, que atua com saúde mental na Clínica da Alma, e pela psicóloga Thaís Sousa dos Santos. Ao todo, mais de 80 participantes estiveram nos dias de evento.

A Roda de Conversa abordou conceitos de Depressão, Ansiedade, Cuidados com a Saúde Mental, sintomas e tipos de depressão, dentre outros assuntos. O evento enfatizou a importância de cuidar da saúde mental para ter uma melhor qualidade de vida e evitar problemas como a ansiedade, e depressão. Atrelada à saúde emocional, a saúde mental está conectada ao bem-estar do indivíduo e também à sua capacidade de controlar as emoções. No entanto, quando precisa de atenção, pode abrir precedentes para o desenvolvimento de transtornos como depressão, e ansiedade.

Segundo a supervisora educacional do Senac em Imperatriz, Marlívia Macatrão, devido ao período de pandemia, tronou-se salutar a promoção de ações de acolhimento, reflexão e fala dos sentimentos, aos alunos dos cursos do Programa de Aprendizagem. “Em meio a todo o cenário que vivemos, e o enfrentamento dos alunos diante a dor, sofrimento e relações interpessoais familiares e profissionais desconectadas/conflituosas, com alto índice de estresse e adoecimentos, esses momentos são importantes para reflexão e possibilidade de mais consciência das emoções dos jovens, que devem identificar seus problemas psicológicos, de forma a procurarem ajuda quando necessário, sempre primando pelo cuidado da saúde mental antes de qualquer meta profissional, a fim de se tornar mais produtivo, eficiente e eficaz”, ressaltou.

Acadêmicos do curso de Psicologia do Ceuma também participaram da ação, que objetivou destacar a importância de alertar sobre a saúde mental e emocional de forma preventiva, além de contribuir com o desenvolvimento de profissionais conscientes das práticas de autocuidado. “Com a saúde mental mental em dia o indivíduo terá como ser produtivo e estabelecer relações interpessoais saudáveis”, destacou a psicóloga e palestrante, Thaís Sousa dos Santos.