Você está visualizando atualmente Culinária maranhense é tema de projeto da Carreta-Escola de Turismo e Hotelaria
Alunos do curso de Auxiliar de Cozinha e Auxiliar de Confeitaria aprendem técnicas da culinária maranhense. Foto: Supervisão Educacional da Unidade Móvel.

RIACHÃO – Quem prepara refeições, aqueles que estão assiduamente na cozinha, sabem que realizar essa tarefa vai além de apenas colocar legumes e proteínas dentro de uma panela e esperar seu cozimento. Identificando a importância que deriva da arte de cozinhar, o Senac, por meio da Unidade Móvel (UNMOV), realizou o Projeto Integrador: Diversidade da Culinária Maranhense no município de Riachão. O Projeto foi desenvolvido no dia 22 de outubro, pelos alunos das turmas de Auxiliar de Cozinha e Auxiliar de Confeitaria, cursos oferecidos gratuitamente na Carreta-Escola de Turismo e Hotelaria do Senac.

Valorizando os sabores da comida maranhense e incentivando a aquisição de técnicas para o preparo de alimentos regionais, a Instituição levou instrutores para ministrar aulas no município. Na ocasião, foi realizada apresentação da pesquisa sobre as diversidades da culinária, degustação dos alimentos preparados pelos alunos, apresentações musicais e artísticas. “O tema surge por intermédio dos alunos e do instrutor em sala de aula, e é pertinente por ser, o município, pólo turístico. Com isso, precisou-se investir em qualificação para atender a essa demanda por meio da valorização do sabor regional”, relatou a gerente da Unidade Móvel do Senac, Jesus Pereira. 

Apresentações artísticas celebram Projeto Integrador em Riachão-MA. Foto: Supervisão Educacional da Unidade Móvel.

Formando parcerias com o Senac, representantes da Secretaria Municipal de Turismo e Secretaria Municipal de Administração estiveram presentes na realização do Projeto, que foi conduzido por cerca de 20 alunos das duas turmas da Carreta-Escola. Para Lidiã Rodrigues, participar da atividade foi fundamental para a construção de um profissional com qualificação e com características que são necessárias no mundo do trabalho. “Participar da Diversidade da Culinária Maranhense foi importante, pois nos deu a possibilidade de ter mão-de-obra qualificada para o mercado de trabalho. A parceria firmada com a prefeitura corroborou esse desejo”, declarou.