Você está visualizando atualmente Instrutores aprimoram técnicas de ensino com metodologias ativas em Imperatriz
Instrutores, palestrante e supervisora educacional participam do Programa de Desenvolvimento Docente, em Imperatriz. Foto: Supervisão educacional do Senac em Imperatriz.

IMPERATRIZ – Você já ouviu falar em metodologia ativa? Não? É uma prática de ensino colaborativa que permite a imersão do aluno na construção do conhecimento. Um investimento que valoriza o aprendizado e incentiva comportamentos autônomos dos alunos. Foi por meio dessa percepção que o Senac em Imperatriz realizou nos dias 25 e 26 de outubro, o Programa de Desenvolvimento Docente, que abordou o tema “O uso de metodologias ativas de aprendizagem em educação profissional”. Sediado no auditório da Instituição, o evento reuniu instrutores por meio de atividades de integração.

Aplicando a metodologia ativa às linhas formativas do Senac, o momento estimulou os instrutores para que estratégias na didática pudessem ser aprimoradas e, posteriormente, que essas práticas resultassem em ganhos significativos em sala de aula por meio da participação mais ativa dos alunos.

O evento foi fundamental para identificar as características das metodologias ativas, relacionando-as com o modelo pedagógico do Senac e permitindo elaborar um planejamento na educação profissional seguindo as premissas das metodologias ativas da aprendizagem. Com o programa, foi possível estruturar as etapas do Projeto Integrador e estabelecer uma consonância com as metodologias ativas.

Atividades em grupos permitiram que os instrutores se apropriassem de didáticas ativas. Foto: Supervisão educacional do Senac em Imperatriz.

Durante as atividades, os instrutores adquiriram uma perspectiva de contribuição mais precisa e fomento à aprendizagem. “Formações como o Programa de Desenvolvimento Docente são oportunidades muito significativas para o fortalecimento do Modelo Pedagógico do Senac, pois possibilitam ao corpo docente novas perspectivas de ações mais afetivas em sala de aula. A temática envolvendo as metodologias ativas contribuem para que essas práticas em sala de aula se tornem mais atrativas e inovadoras”, enfatiza a supervisora educacional do Senac, Keyla Castro.

Investir em modelos de aprendizagem é incentivar o ensino de modo mais engajado, como afirma a instrutora do Senac, Jeanne Sampaio. “Temos a oportunidade de traçar experiências quanto à prática pedagógica. A orientação e metodologia da nossa formadora torna o Programa de Desenvolvimento Docente (PDD) interessante e atrativo devido às dinâmicas utilizadas e à condução na realização das atividades práticas que provocam a ação-reflexão-ação”, declara.