Você está visualizando atualmente Palestra aborda limpeza e organização do ambiente de trabalho

BACABAL – Boas práticas na rotina de trabalho são essenciais para manter a qualidade do serviço e garantir a segurança na execução das atividades. Pensando nisso, na noite do dia 18, quarta-feira, no Laboratório de Beleza do Senac em Bacabal, os alunos da turma de Corte Masculino tiveram a oportunidade de aprender mais sobre limpeza e organização do ambiente laboral, técnicas de esterilização, cuidados necessários com os equipamentos e materiais para assegurar a proteção pessoal e do cliente.

O tema “Segurança no trabalho, na higiene de materiais e o descarte de resíduos” foi escolhido devido ao contato direto que esses profissionais têm com materiais cortantes, exigindo muito cuidado no manuseio, manutenção e descarte desses instrumentos. “Em nosso curso utilizamos instrumentos cortantes e eles são meios fáceis de contaminação e alguns vírus podem sobreviver nesses objetos, então a palestra nos esclareceu que devemos investir em segurança também. Agora além de investir nos instrumentos de trabalho irei investir logo em uma estufa”, disse o aluno Jocélio Castro de Sousa. 

Durante o evento, os alunos ainda acompanharam a demonstração da maneira mais adequada de utilizar equipamentos como a estufa e autoclave. “O Senac se preocupa também em atualizar os profissionais do mercado com os anseios dos clientes que buscam por um ambiente salubre. Estamos aproveitando ao máximo o tempo precioso de cada aluno para que ele saia daqui muito mais seguro da sua ação profissional, é a garantia do desenvolvimento das Marcas Formativas do Senac”, comentou o palestrante e instrutor, Francilúcio Silva e Silva.

O momento foi propício para o esclarecimento de dúvidas e motivou os alunos a terem uma postura mais profissional e pertinente ao mercado de trabalho atual que exige condutas mais severas quando relacionadas à higiene, pois é fundamental para evitar doenças que podem ser contraídas pelo desleixo com a assepsia, tendo como exemplos as hepatites virais, micoses, dermatites e até mesmo sarna.

Atualmente, observamos um zelo maior com a higiene e a segurança sanitária nos salões de beleza, o que torna palestras como essas substanciais para a formação desses profissionais. “Mesmo sendo um curso pequeno de 40h, a nossa preocupação enquanto instrutor do Senac, é buscar a informação do profissional em saúde para esclarecer aos alunos o quanto é importante e vital estarmos preocupados com o ambiente de trabalho saudável e nossos instrumentos bem higienizados. O descarte deve ser seguro tanto para o cliente como para o profissional”, afirmou o instrutor, Ivaldete Felismina Medeiros.