Você está visualizando atualmente Projeto Integrador aborda cultura, tradição e gastronomia maranhense

SÃO LUÍS – Cultura, tradição e gastronomia maranhense em um só projeto. Essa foi a proposta dos alunos da turma 95 do curso de Cozinheiro do Restaurante Escola no desenvolvimento de seu Projeto Integrador, uma estratégia de ensino–aprendizagem que tem como objetivo proporcionar a interdisciplinaridade entre todos os temas/assuntos/bases abordados durante as aulas, que foi orientado pela instrutora de Cozinha, Thaynara Gaspar. Para os futuros chef’s de cozinha, nada melhor do que trabalhar o tema “São João: Sabores da Ilha”, e apresentar ao público uma deliciosa experiência de sabores, regada a doses de cultura popular e identificação com a tradição maranhense. O resultado do trabalho foi exposto de forma animada e organizada nos mínimos detalhes durante evento realizado na tarde de ontem, 23, nas dependências da Secretaria Municipal de Turismo de São Luís.

Para o desenvolvimento do projeto, a turma se dividiu em quatro equipes com base nos santos juninos celebrados no Maranhão: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal. As equipes realizaram estudos em cultura popular e gastronomia e inovaram na criação de entradas, pratos quentes e sobremesas juninas, que receberam nomes de manifestações culturais maranhenses e ingredientes tradicionais da região. Entre as entradas, Flor de Ana Jansen (com camarão) e a Casquinha de Caranguejo da Manguda; já entre os pratos quentes, o Bumba-meu-baião com Carne de Sol, o Arroz Cremoso de Cuxá ao Canto do Cacuriá e o Empadão de Sururu ao Tambor de Crioula. A sobremesa ficou por conta dos doces Bolo de Espigão (milho cremoso com queijo e goiabada), Mingau à Catarina Mina (tapioca com coco queimado), Pudim Reviver (com macaxeira), Brigadeiro da Dona Teté (bacuri com tapioca), Palha Italiana de Murici à Moda de Humberto de Maracanã e Cocada de Buriti à Mestre Felipe.

De acordo com o aluno da turma, Ronaldo Fonseca, as preparações trazem em seu conteúdo, insumos popularmente conhecidos pelos maranhenses e que ganharam um novo olhar a partir dessa perspectiva trazida pelas equipes. “Temos o sabor marcante da vinagreira, do peixe serra, do caranguejo e do sururu, sem ficar de fora a carne de sol e o camarão seco, então esse projeto é o fechamento de tudo que a gente aprendeu em sala de aula, utilizar insumos tipicamente maranhenses e juntar nessas preparações se torna engradecedor, porque testamos as habilidades que construímos ao longo do curso”, destacou. “Para que pudéssemos gente montar e criar temas, buscamos informações, histórias, estudamos muito, nos aprofundamos muito em nossa cultura, que é muito rica e repleta de detalhes, e temos que valorizar isso”, completou.

A apresentação do projeto contou com a presença da secretária municipal de turismo de São Luís, Socorro Araújo; da gerente do Restaurante Escola do Senac, Gabriela Vasconcellos; da coordenadora pedagógica do Restaurante Escola, Adriana Mesquita; de familiares e amigos dos alunos, e de instrutores dos cursos de Cozinha e Garçom do Senac no Maranhão.

A turma de 24 alunos é fruto do Programa Senac de Gratuidade (PSG), resultado do protocolo de compromisso firmado em 22 de julho de 2008 entre o Ministério da Educação (MEC), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Ministério da Fazenda (MF), a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e ratificado pelo Decreto Federal n.º 6.633, de 5 de novembro de 2008, que visa oferecer ações educacionais com custo zero às pessoas de baixa renda, na condição de alunos matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores – empregados ou desempregados.

Turma 95 de Cozinha, responsável pelo Projeto Integrador “São João: Sabores da Ilha”, orientado pela instrutora Thaynara Gaspar
Turma apresentando o projeto
A secretária municipal de turismo de São Luís, Socorro Araújo, entre alunos e instrutores da turma