
CAXIAS – Em alusão à Campanha Janeiro Branco, dedicada à conscientização e à prevenção a saúde mental, concebida por psicólogos com apoio de estudantes e demais profissionais da saúde, o Senac em Caxias promoveu, no dia 26 de janeiro, a palestra “Quem cuida da mente cuida da vida”, ministrada pela especialista em saúde mental, Mauriane Lima. A ação aconteceu durante dois turnos, e contou com a presença de, em média, 100 pessoas, dentre elas, alunos, instrutores e servidores da unidade educacional.

O objetivo da palestra foi aproveitar o mês de janeiro para chamar a atenção das pessoas e autoridades públicas para assuntos de ordem psicológica-existencial, estimulando-as a iniciarem o ano como um ponto de partida, refletindo sobre o estado psicológico, a e investirem em saúde mental ao longo de todo o tempo. A campanha é projetada para a promoção da saúde emocional na vida de todos os indivíduos, buscando estratégias políticas, sociais e culturais para que o adoecimento emocional seja prevenido, conhecido e combatido em todos os campos, esferas, dimensões e ambientes em que o homem se faz presente.

“A palestra foi uma importante ação dedicada à conscientização e à prevenção da saúde mental. É perceptível na sociedade a seriedade e a necessidade de informações sobre o tema e o Senac em Caxias, através desse movimento, considera relevante conhecer sobre o assunto de forma a estimular as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e de suas ações, e assim garantirem mais saúde mental e emocional”, enfatizou a gerente da unidade em Caxias, Rosilene Bonfim
Durante a palestra, foram realizadas dinâmicas para que os participantes fossem sensibilizados sobre a importância e cuidados com a saúde emocional, trabalhando por uma cultura da saúde mental na humanidade por meio de informações e conhecimentos em todos os espaços. “Diversos fatores podem influenciar negativamente a saúde mental, saber lidar e reconhecer as emoções determina a qualidade da mesma. Para manter ou conquistar a saúde mental pequenas ações podem ser inseridas em nossas vidas, e nessa palestra foram pontuadas algumas ações que geram mudanças ao longo do tempo, e causam impactos positivos no corpo e mente”, pontuou a palestrante, a psicóloga Mauriane Lima.

O aluno Pablo Vinícius afirma que conseguiu esclarecer várias questões sobre saúde mental. “Me chamou atenção como pequenos hábitos que aparecem e têm muita importância, não fazem muita diferença no nosso dia-a-dia. Interessante também como o nosso psicológico define todo o nosso rumo de vida, mostrando que nossa mente precisa estar sempre bem equilibrada e para isso é de extrema importância ajuda profissional”, declarou.