No momento, você está visualizando Dia do Programador – saiba mais sobre essa profissão
49361450104366
Dia do Programador é comemorado nesta segunda-feira (12).

Com a área da informática em ascensão no mercado, a carreira de programador pode ser uma ótima opção para quem deseja ingressar rápido no mundo do trabalho ou abrir o próprio negócio. O programador ou analista de sistemas desenvolve, projeta, implanta sistemas e aplicativos, sejam eles específicos, avançados ou básicos. Eles podem desenvolver sites e outros softwares.

Para homenagear esses profissionais, o presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, decretou em 2009, o dia 13 de setembro como o “Dia do Programador”, sendo lembrado em todo o mundo desde então. Mas em 2016 a história será diferente, pois em anos bissextos o Dia do Programador é comemorado em 12 de setembro. Sabe por quê? O Dia do Programador será sempre no 256º dia do ano, pois “256” é o número de valores que podem ser representados em um byte de 8 bits.

O mercado de Tecnologia da Informação emprega atualmente em torno de 1,2 milhão de pessoas no país, mas ainda assim, há escassez de profissionais. Segundo pesquisa da Catho divulgada no início do ano, um analista de programação sênior ganha em média R$ 5.597,27. Já quem começa como Programador júnior tem uma média salarial de R$1.689,06.

O Senac no Maranhão, ciente da demanda por pessoas qualificadas para esse mercado tão amplo e em crescimento, oferece o curso Programador Web, com carga horária de 240h, formando profissionais com as competências necessárias para ingressar na área ou para atender às demandas daqueles que nele atuam sem a capacitação específica, para que possam desenvolver-se apresentando diferencial competitivo, sem perder a visão integral do ser humano, necessária para as infinitas possibilidades de evolução do mercado.

“Programador Web é um profissional muito requisitado, que exerce funções sob a influência da internet, atendendo à demanda crescente e inovadora oriunda do comércio eletrônico, aplicativos, jogos digitais, redes sociais etc”, destacou o gerente da Unidade de Tecnologia a Informação do Senac, Mauro Diniz. Segundo ele, é necessário a esse profissional o conhecimento de linguagens de programação web, tanto do lado servidor como do lado cliente, de banco de dados e das habilidades relativas a interfaces gráficas, publicação e manutenção de aplicações web. “No mercado de trabalho, o programador web é um profissional muito requisitado e exerce funções que se assemelham às desempenhadas pelos profissionais web developer ou desenvolvedor web”, completou.

Para mais informações sobre este e outros cursos da área de Tecnologia da Informação, basta acessar a página Cursos, no site.