Justificativa
A demanda por serviços de redes e internet aumenta a cada ano[1], com novos sistemas informatizados, que necessitam cada vez mais de recursos e serviços centralizados e disponíveis na intranet, internet e extranet. Esse aumento no fluxo de informações e a evolução da tecnologia, fez com que as empresas passassem a investir na modernização de suas redes locais de computadores para aumentar a eficiência dos processos organizacionais a fim de proporcionar novos e inovadores serviços aos clientes, reduzindo assim os custos.
O administrador de redes possui papel fundamental no desenvolvimento de soluções tecnológicas para redes de computadores de forma a implementar e administrar o projeto e manter ativos os serviços. O cenário educacional[2] apenas confirma a necessidade de reverter esse panorama caótico, a cada ano formam-se no país em torno de 46 mil profissionais, sendo que a demanda é de pelo menos 70 mil profissionais ao ano em tecnologias da informação e comunicação.
Por meio da formação nessa área, os futuros profissionais têm a tarefa de desenvolver soluções que se adaptem a realidade de cada organização, levando em consideração tecnologias, legislação e orçamentos vigentes.
[1]BRASIL, IDC. IDC Brasil prevê crescimento de 4,9% no mercado de TIC em 2019. IDC Brasil, 2019. Disponível em: <http://br.idclatin.com/releases/news.aspx?id=2462>. Acesso em: 22 de out. 2019.
[2]BRASSCOM.Relatório Setorial de TIC 2019. Disponível em: <https://brasscom.org.br/relatorio-setorial-de-tic-2019/> Acesso em: 11/12/2019
Objetivos
Objetivo geral:
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
Objetivos específicos:
- Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo;
- Estimular, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos;
- Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas;
- Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem;
- Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.
- Início: 30/10/2024
- Localidade: São Luís
- Unidade: Núcleo de Ensino Tecnológico
- Horários: Segunda-feira a Sexta-feira (08:00 às 12:00)
- Total de Vagas: 20
- Eixo Tecnologico: Informação e Comunicação
- Segmento: Tecnologia da Informação (TI)
- Preço: 729